Como jogar cacheta


3799781709_7bd6bd53d1_z-F550x450

A cacheta é um jogo de cartas, assim como o truco, a canastra e o pífe. Utiliza-se dois baralhos franceses que devem, ao início da partida, serem previamente misturados. O objetivo do jogo é ser o único jogador a ter recursos de jogo, eliminando os demais com jogadas e movimentos bem sucedidos. Veja como são suas regras e aprenda a jogar com seus amigos a famosa cacheta que, diferente de seu nome, não é tão difícil de se aprender.

5711880366 41bb86e986 z F550x450 Como jogar cacheta

via flickr

Passo a Passo:

  1. São 4 jogadores em torno de uma mesa, que se enfrentam num confronto individual (diferentemente do truco, por exemplo).
  2. Os baralhos devem ser previamente misturados e cada participante receberá o total de 9 cartas, de forma aleatória.
  3. Um dos jogadores tira uma carta de cima do baralho, á ser chamada de “Vira”. A baralho é posto sobre a mesa e o jogo se inicia, com um jogador pegando uma carta do monte, formando as jogadas possíveis da cacheta e, para cada carta adquirida, uma deve ser descartada na “Lixeira”, passando a vez ao jogador à direita do antecessor.
  4. O próximo jogador terá duas opções: ou pegar uma carta do monte ou escolher a que for para a lixeira, de acordo com sua estratégia de jogo. Caso o jogador perceba que com somente uma carta ele vencerá a rodada ele diz que “Está na Boa” e pode passar a vez de seus oponentes, comprando da lixeira uma carta. Se ele usar esse recurso e não “Bater” será “Queimado”, sendo impedido de furar fila novamente ao longo da rodada.
    5065463601 cd604e2245 z F550x450 Como jogar cacheta

    via flickr

  5. O final da rodada acontecerá quando um dos jogadores “Bater” com um montante de 9 ou 10 cartas, descartando uma carta se bate com 9 cartas, e não tendo de descartar nenhuma se encerra com 10 cartas.
  6. Todos os jogadores começam com a mesma quantidade de pontos: 10 pra cada um.
  7. Se um dos jogadores terminar uma partida com 9 cartas, cada oponente perde 1 ponto. Se “Bater” com 10 cartas seus adversários perdem o dobro: 2 pontos.
  8. Ao zerar a pontuação, o jogador é automaticamente eliminado da mesa e essa é a temática do jogo, até sobrar um jogador, o campeão da cacheta.

Entenda as nomeações, jogadas e termos da cacheta:

As cartas seguem a ordem de valores, do “Ás” ao “Rei”, ou “K”. O monte deve ficar com os valores das cartas voltados para baixo e o coringa voltado para cima, para que os jogadores saibam qual é a carta da vez. Ao ficar com uma carta do monte, deve-se, obrigatoriamente descartar outra na lixeira.

  • Rodada: Toda a vez que um jogador bater estará vencendo uma jogada, até zerar os pontos de seus adversários.
  • Bater: Para bater uma rodada na cacheta é preciso combinar todas as nove ou dez cartas da mão através da formação de trincas ou sequências.
  • Trinca:Combinação de três cartas do mesmo valor, mas de naipes diferentes. O jogador pode utilizar, para fazer uma trinca, até duas cartas do mesmo valor se elas forem do mesmo naipe. Essas cartas são chamadas de “Dobradas”.
  • Sequência: Combinação de três ou mais cartas que tiverem o mesmo naipe. Na sequência, a carta “Ás” pode ser usada acima da carta “Rei”, e inferior a carta de número dois.
  • Vira: Retirada de cima do monte após a distribuição das cartas aos jogadores. A vira define qual o curinga a ser utilizado na rodada, levando em consideração sua carta sequencial e da mesma cor do curinga. Exemplo: Se o 5 de copas fora a carta vira, todas as cartas de numeração 6 e de cor vermelha poderão ser usadas como curinga.
  • Lixeira: Cartas que são descartadas pelo jogador quando ele escolhe uma do monte. Apenas a última carta posta na lixeira poderá ser resgata. As outras já não fazem mais parte da rodada.
  • “Ficar na Boa”:Quando o jogador está em uma situação na qual precise de apenas uma carta para encerrar a rodada.
    2159097822 e66c9eeb2c z F550x450 Como jogar cacheta

    via flickr

  • “Queimar”: O jogador se queima quando fura a fila e não consegue fazer sua jogada combinada. Ele não poderá mais furar a fila ao decorrer da rodada.
  • “Furar a Fila”: Comprar uma carta fora de sua vez, passando á frente dos demais oponentes quando anuncia “Estar na Boa”.
  • Coringa: Esta carta pode substituir qualquer outra, seja em uma sequência ou trinca.

É isso. Que tal agora programar, com seus amigos, uma partida de cacheta e mostrar toda sua competitividade e inteligência com as cartas? Boa Diversão!