Como jogar Detetive (Clue)


clue

Só quem já fez isto sabe o quanto é prazeroso passar uma tarde de domingo reunido com amigos jogando muitos jogos. Surgem as mais diversas brincadeiras: algumas com mímicas, STOP, jogos de tabuleiro…

detetive1 Como jogar Detetive (Clue)

E quem nunca jogou o clássico Clue? Aqui no Brasil esse jogo também é conhecido como Detetive. Que tal aprender a jogá-lo?

Você está numa mansão e lá houve um assassinato! Você estava lá e terá de descobrir quem foi que matou o dono daquela mansão… mas pode ser que o assassino seja você!

detetive3 Como jogar Detetive (Clue)

  1. Arrume os personagens. Cada peão é um personagem. A Srta. Rosa (peão rosa), Dona Branca (peão branco), Cel. Mostarda (amarelo), Sr. Marinho (azul-escuro), Dona Violeta (roxo) e Prof. Black (preto). Coloque cada peão no espaço e cor correspondente a cada um. Mesmo que não haja os 6 jogadores. Cada jogador escolhe uma cor/personagem.
  2. Arrume as armas. Coloque cada uma das armas em um cômodo diferente. As armas são chave inglesa, castiçal, revólver, punhal, cano e corda. Você pode colocar essas armas aleatoriamente.
  3. Dê uma ficha em branco a cada um dos participantes.
  4. Repare que há 3 tipos de cartas: as com os aposentos, as com as armas e as com os personagens. Separe-as.  Pegue uma carta de cada e monte sem que ninguém veja, nem mesmo você! Coloque-as no envelope confidencial. Elas revelam o assassino, o local do crime e a arma que foi usada.
    detetive2 Como jogar Detetive (Clue)
  5. Junte todas as cartas que sobraram e embaralhe bem. Distribua em partes iguais aos participantes (mas pode ser que um jogador ou outro fique com uma carta a mais).
  6. O jogo começa com a Srta. Rosa seguida dos jogadores a sua esquerda. O peão irá andar o número que cair no dado sempre em direção a algum aposento.
    Atenção: você pode andar com o peão para todos os lados, mas não pode voltar o espaço em que estava. Dois peões não podem ficar em um mesmo espaço.
  7. Quando o peão chegar em um aposento (lembrando que o peão só consegue entrar no aposento pela porta), ele (o jogador) dá um palpite. 
  8. Dê um palpite qualquer. Diga assim, por exemplo: Eu acho que foi o Cel. Mostarda com a corda na sala de estar. Portanto, em relação ao aposento, você só pode dizer aquele em que você está. Não pode dizer que foi na cozinha se você está no hall.
  9. O jogador à esquerda de quem deu o palpite verifica se tem alguma das cartas que foi dita. Se tiver uma ou mais, ele deve mostrar somente à pessoa que deu o palpite e deve mostrar somente uma!
    detetive5 Como jogar Detetive (Clue) 
  10. Se o jogador à esquerda não tiver nenhuma, o próximo jogador verifica se tem alguma das cartas. O procedimento é o mesmo. Se ninguém tiver nenhuma das cartas, é porque você acertou o palpite.
  11. Quando você for dar um palpite, coloque o peão correspondente ao personagem e a arma no mesmo aposento. Se você falou Cel. Mostarda e ele for um dos participantes, ele pode continuar lá e dar um palpite quando chegar a vez dele.
  12. Nenhum jogador pode ficar em um mesmo aposento por duas rodadas seguidas, mas perceba que há algumas passagens secretas. Nos aposentos dos cantos do tabuleiro, é possível ir de um aposento a outro sem precisar jogar o dado.
  13. Vá anotando suas suspeitas na ficha que recebeu no começo do jogo… Mas cuidado para que ninguém as veja!
    Dica! Você pode blefar para confundir os adversários dando o palpite de cartas que estão com você. Se você achar que algum jogador está perto de resolver o crime, você pode afastá-lo do local dizendo que foi ele em algum aposento. Dessa forma, você irá afastá-lo do local verdadeiro.
    detetive4 Como jogar Detetive (Clue) 
  14. Na hora de acusar, você não pode errar. Quando tiver certeza de quem foi, você irá dizer: Vou fazer a acusação: Eu acho que foi o prof. Black, na cozinha com o castiçal. Em seguida, você pega o envelope confidencial e verifica se realmente acertou. Se acertou, ganhou o jogo, se errou, perdeu e não pode mais fazer acusação nem movimentar o peão. Ou seja, se fizer a acusação, só mostre a carta do envelope aos outros participantes se tiver acertado, se não, guarde-as novamente!
  15. Ganha o jogo quem desvendar o mistério.

Veja que esse jogo exige atenção e raciocínio lógico, mas acredite, ele é muito divertido!

Boa diversão!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post