Como jogar voleibol


volei1

O Brasil é um país de múltiplas culturas e talentos em diversas áreas. O esporte é um dos orgulhos de nossa nação, que luta até o fim nas competições internacionais: Jogos Panamericanos, Olímpiadas, Copa do Mundo e Mundiais disputados por vários continentes e etnias com o mesmo objetivo: conquistar a vitória através da habilidade, talento e de muito esforço.

Na linha dos esportes mais populares está o “Vôlei”, uma modalidade esportiva praticada em times ou em duplas, no caso do “Vôlei de Praia”, onde o objetivo é “sacar” a bola sobre a rede para que ela toque o chão do lado adversário e “fure” o bloqueio e a defesa do time oponente. O jogo acaba quando uma equipe vence três set\’s, cada um com fechamento de 25 pontos, caso um dos times chegue a esse resultado com mais de dois pontos de diferença do oponente. Se não, o jogo prossegue até que essa exigência seja cumprida. As principais competições do esporte são a Liga Mundial de Vôlei, o Grand Prix, o Campeonato Mundial de Voleibol e o Torneio Olímpico de Vôlei.

volei6 200x300 Como jogar voleibol

Via Flickr

Origem:

Criado nos Estados Unidos, o “Voleibol” surgiu pela necessidade de se inventar um esporte de equipes,  que não exigisse tanto contato físico entre os competidores. As primeiras competições eram estritamente masculinas, isso em 1949. Em 1952 o esporte também foi aberto à categoria feminina e no ano de 1964 o esporte entrou para o calendário de jogos oficiais das Olimpíadas modernas.

Como Jogar – Vôlei de Quadra:

Profissionalmente, cada time deve ter seis jogadores titulares e mais seis jogadores reservas. As características principais do jogo são, além dos jogadores, bola, rede, quadra demarcada, juiz e um técnico, que orienta sua equipe quanto às ameaças do time adversário.

volei5 Como jogar voleibol

Via Flickr

O jogo começa quando um time “saca” a bola rumo à quadra adversária, passando sobre a rede e dificultando a “defesa” do outro time. Se a bola não passar para o outro lado, por qualquer motivo, o ponto é da outra equipe. A linha de saque é a última faixa branca ao fundo da quadra. O saque é um toque forte na bola para que ela seja capaz de chegar ao outro lado da rede. Um ponto de saque é obtido quando a bola sacada não é “recepcionada” por nenhum jogador do outro lado, batendo no chão, dentro da quadra demarcada.

Após o saque, o time adversário têm três atos para elaborar o seu “ataque”: O primeiro é a “recepção”, que diminui e elimina os efeitos do “saque”; o segundo é o “levantamento”, feito por um jogador que tem a função de preparar a bola para o ataque ou não, fazendo uma tentativa de ponto chamada “bola de segunda” e o terceiro passo é o ataque, onde o jogador mais próximo da bola deve calcular o melhor ângulo e a parte da quadra adversária mais desprotegida para conquistar um ponto, que será conquistado caso a bola bata no chão, sem defesa ou se a defesa mandar a bola pra fora da quadra. Se o time adversário defender, terá as mesmas três chances para atacar e assim o jogo segue até a bola ir pra fora da quadra ou bater em um dos lados, entre as marcações da quadra. Se for pra fora, o time que arremessou a bola dá um ponto ao adversário e, se bater dentro do quadra, ganha um ponto.

volei2 Como jogar voleibol

Via Flickr

A maior surpresa do ataque é o “Bloqueio”, que acontece quando os  jogadores do time oposto pularem, junto à rede, com os braços estendidos para cima, tentando impedir que a bola passe para o seu lado. Se o “Bloqueio” funcionar, e a bola for posta no chão do time atacante, é ponto para o time que bloqueou mas o jogo ainda pode seguir, mesmo com bloqueio, desde que o time impeça a bola de tocar o chão. Se o “Bloqueio” mandar a bola pra fora das demarcações da quadra, o time bloqueador cede um ponto ao time atacante.

São vários os tipos de defesa, ataque e passes mas nenhum deles pode tocar, sucessivamente, “duas vezes” a bola. Os “dois toques” são proibidos nesse tipo de esporte e ao fazer isso, o time estará, automaticamente, dando um ponto a mais ao seu oponente. Se a bola, ao ser lançada para o outro lado da quadra, tocar a “antena” da rede, também é um erro e o ponto vai para o outro time. Outro ponto perdido é quando o jogador “invade a quadra” adversária, pisando sobre ou depois da faixa de três metros, logo abaixo da rede.

volei41 Como jogar voleibol

Via Flickr

Quando a bola não cai com facilidade, e ambos os times impedem que ela toque o chão, acontece um “rally”, deixando a disputa mais emocionante ainda. Alguns jogadores usam a força nos saques e ataques para dificultar a defesa do oponente; outros prevalecem-se da habilidade e inteligência, calculando espaços na quadra e investindo em jogadas táticas. O técnico pode trocar os jogadores várias vezes durante o jogo e também pode pedir “tempo” ao juiz, para conversar com seus jogadores sobre o andamento do jogo e o que deve ser melhorado para o domínio da partida.

O vôlei é decidido em “set\’s” que acontecem quando um time faz 25 pontos sobre o outro. Deve haver uma diferença de dois pontos, no mínimo, sobre a pontuação do outro time ao atingir essa faixa pontual. Se não, o jogo prossegue até que essa diferença seja superada por uma das equipes. Três “set´s” vencidos dão a vitória ao time, mais pode acontecer de, ambas as equipes, chegarem ao final do jogo tendo vencido dois “set\’s” cada uma. O último e decisivo “set” é o “tie-break”, conquistado pela equipe que atingir antes da outra 15 pontos. A última jogada na partida chama-se “set-point” e anuncia o vencedor do jogo.

volei3 Como jogar voleibol

Via Flickr

Agora que você já sabe como se joga vôlei, prepare seu time, desafie outra equipe e divirta-se com este esporte que desenvolve a força, a resistência, o trabalho em equipe, a perseverança e a inteligência. Bom Jogo!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !