Como juntar dinheiro rápido


3840452595_9972190ec6

Juntar dinheiro é algo recomendado para fazermos durante toda a vida e por diversos motivos. Você pode querer poupar dinheiro para comprar algum produto à vista, tendo desconto e ainda se livrar de dívidas ou para fazer uma viagem, estudar no exterior, etc. Enfim, os motivos são vários e é totalmente possível poupar dinheiro, mas para isso é preciso certo controle dos gastos. Mexer na economia querer um planejamento e cuidados com a gestão das finanças.

Como juntar dinheiro rápido

A economia do país cresceu nos últimos anos e o poder aquisitivo da população aumentou. Muitos bancos e instituições financeiras passaram a oferecer mais créditos para as pessoas e muitas vezes com juros reduzido. Com tantas mudanças e tantas facilidades para comprar, poupar dinheiro se tornou numa missão um tanto quanto complicada, mas nada que uma educação financeira, acompanhada de um bom plano de gastos não resolva.

4780633040 c43baa1f181 Como juntar dinheiro rápido
BenjaminThompson/Flickr

Passo a passo

  1. Se você pretende juntar dinheiro por um período de médio ou longo prazo, o ideal é que tenha um conta poupança com a finalidade de guardar o dinheiro. Concentrar o dinheiro poupado em uma única conta ajudará você a gerir melhor e ter maior controle das finanças.
  2. Faça uma planilha com todos os gastos mensais. Use uma caderneta para fazer todas as anotações de tudo que você está gastando, como compras no supermercado, aluguel, gasolina, seguro do carro, saúde, remédios, etc. É importante fazer uma planilha, porque você começará a economizar dinheiro quando detectar os gastos desnecessários e cortá-los.
  3. Em seguida, você deverá dividir os gastos em duas colunas. Divida uma folha da caderneta em duas partes, fazendo uma linha vertical no meio da mesma. Uma será para gastos fixos e outra para gastos temporários. Exemplos de gastos fixos: Supermercado, contas de luz, água, gasolina e aluguel. Exemplos de gastos temporários: Dívidas do cartão de crédito, roupas, conserto de carro ou eletrodomésticos.
  4. Os gastos fixos são aqueles que não terão fim, ou seja, você sempre terá que pagar, porque depende dos produtos serviços para se manter. Já os gastos temporários, são aqueles que têm fim, que você pagará uma única vez, por meses ou por alguns anos, porém eles não irão durar para sempre.
  5. Gastos temporários poderão ser cortados ou você poderá recorrer a eles em casos de urgência, como quebra de alguma peça do carro ou eletrodoméstico. Compras no cartão de crédito também podem ser cortados por um tempo e compra de roupas, sapatos, jóias e salão de beleza podem ser cortados, pelo menos por algum tempo.
  6. Os gastos fixos, como já foi falado, não podem ser excluídos, mas você pode economizar água, luz, comprar somente o que for necessário e deixar o carro em casa algumas vezes por semana e passar a ir até o mercado, padaria e outros locais próximos a pé.

7701117582 8379ba3cf01 Como juntar dinheiro rápido
victorcamilo/Flickr

Dicas

  • Enquanto estiver poupando dinheiro, evite gastos com o cartão de crédito. Caso necessite fazer alguma compra, verifique se não dá para pagar a vista, sem a necessidade de um cartão de crédito.
  • Não se esqueça de anotar todos os gastos, até os pequenos, como compra que lanche e sorvetes.

É importante lembrar que poupar dinheiro não significa deixar de comprar e ir aos locais que você gosta. Quando alguém decide juntar dinheiro é importante ter consciência de que não deixará de se divertir ou comprar aquilo que gosta, mas será preciso cortar alguns gastos desnecessários para ter sucesso.

(Imagem Destaque: Rodrigo_Amorim/Flickr)

10 replies to this post