Como lavar cada tipo de cabelo


How-to-shampoo-your-hair.WidePlayer

Ao contrário do que se pensa, os cabelos não devem ser lavados todos da mesma maneira. Cada tipo de cabelo tem um jeito diferente de se lavar e caso você lave da maneira errada, pode causar um efeito diferente do que espera, e com certeza vai colocar a culpa no xampu, ou no condicionador. Mas não é nada disso, a maneira com que você lava seus cabelos influencia, e muito, na beleza deles. Nesse artigo vamos ensinar o modo certo de lavar o seu tipo de cabelo, e como isso pode mudar o resultado final. Os cremes e xampus vão ser um complemento, para ajudar a lavar e modelar.

The Cupcake with a Skull and Spiders Web 6619331437 F550x450 Como lavar cada tipo de cabeloWikimedia Commons

Cabelos cacheados:  A lavagem do cabelo crespo é parecida com a dos cabelos secos. Geralmente os cabelos cacheados são secos; pelo fato de enrolar, a oleosidade natural tem dificuldade para chegar ao final dos fios. Então, geralmente ele é oleoso na raiz e seco nas pontas. Para ajudar essa oleosidade natural chegar até as pontas, faça assim: Lave bem o couro cabeludo, massageando em movimentos circulares para ativar a circulação. E na hora de passar condicionador, ou creme para pentear, passe somente nas pontas.

Cabelos secos: Lave em movimentos circulares, igual ao modo de lavar dos cabelos crespos. Assim vai fazer com que a oleosidade natural, desça até a ponta dos fios.

400px Hair  Eyes F550x4501 Como lavar cada tipo de cabeloWikimedia Commons

Cabelos oleosos: Diferente dos cabelos secos, você deve lavar os cabelos oleosos, como se estivesse apalpando o couro cabeludo, porque assim não vai fazer ficar ainda mais oleoso. E talvez você tenha que lavar mais de uma vez por dia.

Cabelos mistos: Se ele for oleoso na raiz e seco nas pontas, lave com movimentos circulares. Mas se for o contrário, seco na raiz e oleoso nas pontas, lave com as pontas dos dedos, como se estivesse apalpando mesmo.

Quimicamente tratados: Dependendo de que tipo de cabelo você tem, além de ser quimicamente tratados, lave como uma das opções acima. Mas lembre-se de usar xampu, condicionador e todos os produtos para cabelos quimicamente tratados. Isso vale para todos os tipos, mas especialmente para quem usa química nos cabelos, não lave na água quente.

400px Nubian Knots F550x450 Como lavar cada tipo de cabeloWikimedia Commons

Lisos: O cabelo liso é o tipo sonhado pela maioria das mulheres, sendo que para ter aquele efeito mais liso, elas recorrem à chapinha e ao secador. Por isso os fios acabam ressecando com mais facilidade, se o seu cabelo está muito seco nas pontas. Vai precisar lavar do modo para cabelos secos. E cuidar muito bem das pontas, com cremes e máscaras.

Cabelos com mega hair: Eles embolam facilmente; por isso, lave como os cabelos secos, em movimentos circulares, delicadamente. Use cremes e os dedos para desembaraçar, mas sem forçar, e não enrole na toalha.

Tem algumas regras básicas, que valem para todos os tipos de cabelos: Não lavar em água quente, lavar todos os dias não faz mal aos cabelos, retire todo o xampu,  nunca deixe condicionador no cabelo, deixe apenas os cremes sem enxágue, e máscaras. Pelo menos uma vez na semana, faça uma hidratação. Boa sorte.

(Imagem Destacada: Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !