Como lavar roupas


lavar_dest

Parece uma tarefa fácil, mas não é tanto assim. Lavar as roupas exige cuidado e atenção porque a durabilidade das peças vai depender de como elas são manuseadas na hora da lavagem. É necessário também saber escolher os produtos de maneira correta e saber a melhor maneira de usar a máquina de lavar. Aqui daremos algumas dicas para economizar tempo e facilitar esse trabalho, e assim você vai perceber que essa tarefa se tornará muito simples. Mas antes de qualquer coisa, junte o maior número de roupas possível. Dessa forma, você aproveitará toda capacidade de sua lavadora e economizará energia elétrica e água.

lavar3 Como lavar roupas

  1. Separe as peças. Comece separando pela cor. Roupas escuras jamais devem ser lavadas com peças claras. O melhor é separar da seguinte maneira: roupa preta e azul marinho, roupa branca, roupa de cor clara e roupa colorida com facilidade de manchar.
  2. Examine cada peça e repare quais roupas estão mais sujas e precisarão de molho e uma lavagem mais minuciosa, quais são as peças mais delicadas que deverão ser lavadas na mão e as que mancham e devem ser lavadas separadas das outras.
  3. Verifique se alguma peça está manchada e necessita de tratamento especial com algum tira-manchas usados na pré-lavagem. Você pode também fazer uma pasta com sabão em pó e esfregar suavemente o local, deixando a peça de molho por algum tempo (lembrando que algumas peças tem facilidade em manchar).
  4. Coloque as peças na lavadora. Antes feche zíperes e ganchos, feche também os botões e verifique todos os bolsos retirando qualquer coisa que estejam neles. Lembre-se também de retirar enfeites como broches e proteger fivelas para que não danifiquem as peças de roupa.
  5. Ajuste o ciclo, o nível de água e o tempo de lavagem da máquina de lavar de acordo com a quantidade de peças que você for colocar nela. Ciclos mais longos são para roupas mais sujas e encardidas. Peças brancas e de cores claras podem ser lavadas em ciclos de 10 a 12 minutos. Cuidado com peças de tecidos delicados, pois costumam estragar e ficar cheia de bolinhas (se forem lavadas na lavadora). Nesse caso, o melhor é lavá-las na mão.
  6. Deixe as roupas que serão lavadas na mão de molho em um balde de 2 a 3 minutos (lembrando mais uma vez que algumas peças mancham com facilidade e nesse caso é dispensável o uso do molho). Esfregue delicadamente, enxágue com água em abundância e coloque secar selecionando a opção centrifugar de sua lavadora. Essas peças podem ser penduradas em cabides para secagem, pois dessa forma não ficarão deformadas.
  7. Use amaciante, se desejar, sempre depois do último enxágue. Amaciantes deixam as roupas mais macias, facilitam passar  e ajudam a diminuir as bolinhas que se formam nas peças. Mas cuidado! Os amaciantes devem ser muito bem diluídos, pois podem manchar as peças. Não exagere na quantidade, mesmo porque algumas pessoas têm alergia por acúmulo do produto.

 

lavar1 Como lavar roupas

Prontinho! Com esses cuidados básicos, você vai “tirar de letra” a tarefa de lavar as roupas e economizará um tempo precioso que poderá ser gasto para seu lazer! E não se esqueça de voltar aqui para contar como foi.

Bom trabalho!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !