Como lembrar melhor das coisas que estudou


4080320621_517f71aa94

Estudar é algo realmente importante em nossas vidas. O fato é que,  depois de algum tempo tendemos a esquecer o que foi aprendido, porém existem alguns passos simples para evitar que isso ocorra. Mas, você sabe como lembrar-se melhor do que estudou? Nós escrevemos um artigo feito especialmente para você, com passos e dicas de como se lembrar do que foi estudado.

4357228667 8f03047bd91 Como lembrar melhor das coisas que estudouEnglish106/Flickr

Como lembrar-se do conteúdo já estudado

  1. Procure se interessar pela matéria. Pesquisa científica revelam que fatos interessantes são gravados facilmente em nossa memória, por essa razão, recomendamos que procure encontrar algo que realmente lhe interesse no conteúdo estudado, mesmo que a matéria seja complexa sempre existe dois ou mais pontos que lhe chamarão a atenção;
  2. Estude no horário em que se sentir disposto. Algumas pessoas tendem a se sentirem dispostas no período da manhã, outras no período da tarde e algumas no período noturno. Encontre o melhor período para estudar e faça isso todos os dias, por pelo menos uma hora. Dessa forma você não se esquecerá com facilidade do que estudou anteriormente;
  3. Descanse. Seguir esse passo é realmente importante, afinal ninguém consegue absorver informações estando cansado, entediado e com sono. Procure estabelecer horários para dormir, passear e se entreter;
  4. Alimente-se de forma correta. Frutas, verduras e outros alimentos podem melhorar o funcionamento de seu organismo, deixando-o disposto e melhorando a absorção de informações;
  5. Faça um resumo dos textos já lidos. Você não precisa decorar um texto completo, o que é realmente necessário é fazer um resumo com os fatos realmente importantes. Dessa forma, você escreverá o texto com suas próprias palavras, o que o ajudará a absorver informações com maior facilidade;
  6. Nunca deixe de colocar em prática os exercícios propostos, principalmente na área de exatas. Faça por si mesmo alguns exercícios, procure em livros ou até mesmo na internet. Após isso, confira o resultado, caso algum erro ou sua resposta não esteja completa, procure visualizar onde se encontra o problema.

7658059424 ae2bbab572 Como lembrar melhor das coisas que estudouCollegeDegrees360/Flickr

Dicas

  • Procure jogar jogos de estratégia. Por mais estranho que isso possa parecer, é uma excelente dica jogar jogos de estratégia ou jogos que coloquem sua memória a prova. Você poderá jogar: Xadrez, Sudoku, jogo da memória e muitos outros.
  • Procure não estudar mais do que quatro horas por dia, faça pausas para comer algo, caminhar e se entreter. Mas lembre-se que o estudo é importante, e você deverá retornar a ele.
  • Durma por pelo menos oito horas diariamente. Uma boa noite de sono é bastante importante para memorização do conteúdo.
  • Estude todos os dias e não apenas antes de um exame. Essa é a causa de estresse em estudantes, pois eles acumulam várias informações de uma só vez.
  • Absorver informações leva algum tempo. Sendo assim, não se preocupe caso não consiga fazer isso nos primeiros dias. Continue tentando, afinal a prática leva a perfeição.
  • Quando estiver estudando, faça anotações sobre o que é realmente importante no conteúdo. Dessa forma será simples memorizar esses fatos.

Studying1 Como lembrar melhor das coisas que estudouGnarlycraig/Wikimedia Commons

Seguindo todos os passos e dicas desse artigo, você aprenderá como lembrar melhor das coisas que estudou. Os benefícios são: Disposição, estudar sem ficar estressado e absorver várias informações. Nossas dicas são valiosas, esperamos que façam bom proveito delas.

Boa sorte e bom estudo!

(Imagem Destaque: Wendt Commons/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !