Como levar seu cachorro na viagem de férias


cachorro_dest

Chegaram as férias, e o momento da merecida viagem com a família. Tudo está acertado e  perfeitamente planejado, mas há um problema: Onde deixar o cachorro nesse período?

Muitos preferem deixar seu animal com parentes ou amigos. Outros acabam deixando sozinhos na casa e combinam com alguém para que vá na casa alimentá-lo, o que é um péssima opção, pois os cães além de não suportarem ficar sozinhos por muito tempo, podem se acidentar sem ninguém pra socorrê-los. Outros preferem deixar em hotéis de cães, mas muitos estão optando por levar o cãozinho na viagem. É uma ótima escolha, pois ele estará perto da família e ao mesmo tempo se divertirá muito.

cachorro2 Como levar seu cachorro na viagem de férias

Mas para fazer a viagem de forma tranquila, o melhor é planejar com muito cuidado e seguir algumas dicas, e a primeira delas é saber se o local  para onde você vai aceita animais. Alguns hotéis aceitam hospedes peludos, mas tem suas regras estabelecidas e é importante que você saiba quais são elas antes de colocar seu cãozinho na bagagem. Se seu destino for  sua casa de praia, sua chácara, ou de algum amigo, aí é mais fácil, mas mesmo assim alguns cuidados são necessários:

cachorro4 Como levar seu cachorro na viagem de férias

1) Leve na bagagem tudo que seu cãozinho usa no dia a dia, e isso inclui:

  • Ração que ele já está acostumado (não deixe para comprar quando chegar no destino porque você corre o risco de não encontrar, e trocar repentinamente a marca da ração pode causar diarreia).
  • Potes para comida e água, e a caminha onde ele está acostumado a dormir.
  • Guia  e coleira para passeios.
  • Alguns medicamentos para emergências que seu veterinário indicará previamente.
  • Carteira de vacinação ou documentos.

2) Lembre-se que viagens e mudanças de rotina causam profundo stress ao animal. Se você planeja viajar de carro, é fundamental zelar pelo seu bem estar e o ideal é que ele vá em caixas de transporte, ou no máximo no banco de trás, preso pelo cinto de segurança próprio para cães.

3) Faça paradas para xixi, coco e descanso. Escolha horários mais frescos e jamais saia do carro e deixe seu cãozinho preso. Se seu cão tem problemas de enjoo não o alimente antes da viagem.

cachorro3 Como levar seu cachorro na viagem de férias

Para viagem de avião:

  1. Providencie atestado de saúde, pois é um documento obrigatório. Esse documento consiste em Atestado de Sanidade expedido pelo veterinário, até 3 dias antes da data de embarque e Atestado de Vacinação Anti-rábica atualizado.
  2. Faça sua reserva com um bom tempo de antecedência. Cães de grande porte são transportados obrigatoriamente no compartimento de bagagem em containers de fibra e devem permitir que o animal possa se movimentar 360° . Essas “caixas” serão providenciadas pelo dono do animal. O peso é cobrado como se fosse excesso de bagagem. Algumas empresas de transporte aéreo permitem que cães de pequeno porte viagem junto com os donos, mas não são todas. Outras empresas também aconselham que o animal de grande porte seja sedado.
  3. Converse sobre tudo isso com seu veterinário para que você seja orientado da melhor forma e se informe antes sobre os procedimentos necessários, sempre de acordo com as regras da Companhia Aérea.

 

 Para viagem de ônibus:

Não é aconselhável viajar de ônibus com seu cachorro, pois, embora algumas empresas aceitem cães de pequeno porte, eles precisam ir nas caixas de transporte, dentro do bagageiro do ônibus, junto com as malas. Seria um grande sofrimento para o animal, pois esse local não possui nenhum tipo de ventilação, nem iluminação, além do barulho ensurdecedor.

Pra terminar queremos frisar que viagens são sempre muito aguardadas, e com os animais de estimação podem ser muito divertidas, mas planeje muito bem porque podem se transformar num pesadelo.

cachorro5 Como levar seu cachorro na viagem de férias

Evite levar seu cão a lugares de muito movimento.

Preste atenção especial a seu estado geral (apatia, apetite, etc).

E jamais deixe seu amigo sem plaquinha de identificação pendurada na coleira, com nome e telefone de contato.

Seguindo essas regrinhas básicas o divertimento será garantido.

Depois volte aqui para nos contar como foi a viagem com o totó.

Boa viagem!