Como lidar com a coceira


2841026112_4e3a4ba20b

A coceira na pele pode ter inúmeras causas, desde uma doença de pele, até uma alergia à algum sabonete. E identificar a causa é fundamental para otimzar o tratamento e evitar gastos desnecessários, além é claro, de alcançar o alívio para esse incômodo que tira a tranquilidade da pessoa.

Veja algumas dicas e veja se alguma lhe cai bem e livre-se da coceira.

Muita gente tem coceira após o banho, tão incômoda e intensa, que se banho não fosse tão prazeroso e necessário, certamente iria preferir adiar o banho o quanto possível.

2232742145 5a25333759 Como lidar com a coceiraMenno van der Horst/Flickr

Veja possíveis causas desse tipo de coceira

  • Alergia de sabonete e uma possibilidade, pois pessoas com a pele sensível precisa de sabonete com fórmula suave, com mais hidratante e menos agentes de limpeza. A pessoa pode começar testando sabonetes diferentes para que chegue finalmente à um produto que não desencadeie a coceira. Essa dica é bastante válida, pois como o sabonete e um produto barato, dá para testar vários sem provocar um arrombo nas finanças.
  • A bucha, esponja ou luva de banho, precisa ser seca após o uso, o que não ocorre na maioria das vezes. A bucha fica molhada, cai no chão e fica repleta de germes, que podem provocar coceiras. Tome outra postura com a sua bucha a partir de hoje e quem sabe a solução para o seu caso está aí.
  • Uso de sabonete, bucha e toalha de banho individual é importante, mude esse hábito e diminua a chance de surgimento de coceiras.

Muita gente à qualquer sintoma, vai direto para o dermatologista, porém em casos mais simples como é o da coceira, o que o profissional vai fazer é justamente isso: propor mudanças na higiene e experimentar um sabonete de fórmula mas sensível. Por isso se o caso é somente uma coceira, se não há erupções na pele, manchas ou outro sintoma mais grave, vale experimentar essas dicas antes.

3588522428 a4899a9274 Como lidar com a coceiracdedbdme/Flickr

Outras Dicas importantes

  • Outra dica que pode ser valiosa a você: os sabonetes líquidos possuem fórmulas mais suaves e muitas pessoas deixam de sofrer com a coceira após banho, ao trocar o sabonete em barra por um líquido.
  • Quando a coceira vem acompanhada de outros sintomas como feridas, manchas, inchaço, não ha o que pensar, a consulta a um dermatologista ou se não for possível, um clínico geral é indispensável e claro, seguir o tratamento prescrito pelo médico.
  • Quando a coceira começa a partir de uma picada de inseto, passe álcool no local e observe a reação da pessoa. Se houver inchaço e a coceira não aliviar com o álcool, é preciso procurar o posto de saúde e informar o médico ou um enfermeiro. Esses profissionais geralmente são treinados para os casos de picadas de insetos comuns na região.
  • Coceira em crianças e bebês podem ser também uma simples alergia que pode ser aliviada com a simples troca de sabonetes, fraldas descartáveis e outros produtos de uso direto na pele, inclusive roupas de lã. Mas se mesmo trocando, a coceira continua, o pediatra precisa avaliar e tomar a conduta necessária.

Dica: em se tratando de bebês não vale muito a pena comprar vários itens da mesma marca, o interessante é testar o produto e se a criança não apresentar rejeição e/ou alergia, aí sim invista em quantidades maiores.

Com essas dicas de como lidar com a coceira de forma a parar com esse incômodo você pode garantir mais qualidade de vida e bem estar à você e à sua família. Aproveite para informar amigos e parentes para que esses também se livrem das indesejadas coceiras.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: PinkMoose/Flickr)