Como lidar com pouca menstruação


9260763168_be300a63b5

Você sabia que menstruar pouco pode ser um sinal de que há algo errado com você?

Muitas mulheres não se preocupam com a diminuição do período menstrual e esse tipo de atitude pode ser bastante prejudicial, pois esconde diversos tipos de problemas que o organismo feminino certamente está enfrentando.

Se você passou a menstruar pouco de uns tempos para cá, continue lendo o artigo e saiba como lidar com esse problema e não correr riscos.

Alteração hormonal

9407226237 0a57d0ef57 Como lidar com pouca menstruação UrbaneWomenMag/Flickr

  • Quando uma mulher possui o fluxo menstrual reduzido, em grande parte dos casos a razão são as mudanças hormonais.
  • Essas mudanças são acentuadas nos períodos que antecedem a menopausa, pois normalmente há redução contínua da menstruação até que ela cesse por completo.
  • Nesse caso, é fundamental procurar um ginecologista, pois somente ele poderá analisar o problema e verificar se realmente a causa da diminuição é a menopausa.
  • Há ainda outro tipo de alteração hormonal que pode se manifestar em mulheres mais jovens: a pílula anticonceptiva.
  • É normal ter a menstruação reduzida ao tomar a pílula regularmente, mas se a redução for muito brusca, procure o seu ginecologista.
  • É fundamental seguir os horários certos para tomar a pílula, pois quando você toma um dia sim e outro não sem seguir uma rotina, o seu organismo pode ser afetado com alterações hormonais frequentes e, além disso, você ainda poderá engravidar.

Doenças

  • Uma das razões importantes de discutir a pouca menstruação é que ela pode ser sinal de algo bem mais grave.
  • Os distúrbios da tireoide, por exemplo, são capazes de provocar a menopausa precoce, e caso esse seja o seu caso, procure um médico imediatamente.
  • Ainda existem outras doenças e síndromes que podem afetar a sua menstruação e para que você não tenha problemas futuros fique atenta e a qualquer sinal estranho procure ajuda.

Distúrbios alimentares

  • A anorexia é um dos distúrbios mais graves dos últimos anos, e um dos sintomas para esse distúrbio é a menstruação mais leve. A nutrição pobre e a agressão ao organismo prejudicam diretamente o fluxo menstrual e em alguns casos, a mulher pode até mesmo não menstruar durante meses.
  • No outro lado da balança, também temos as mulheres que utilizam anabolizantes para a melhora de desempenho em atividades físicas. Além dos riscos conhecidos desse tipo de hábito, a menstruação pode ser a primeira a se manifestar e sofrer com os esteroides.
  • O corpo está intimamente ligado ao fluxo de menstruação e por tal motivo, é fundamental adotar hábitos alimentares equilibrados e em caso de distúrbios, procurar ajuda médica, pois quanto antes você se tratar, maior serão as chances de superar os problemas.

9391759132 ebedcf90a1 Como lidar com pouca menstruaçãoUrbaneWomenMag/Flickr

Estresse

  • Você sabia que o estresse também pode ser responsável pela diminuição do seu fluxo menstrual? É isso mesmo que você leu!
  • Se as questões físicas e emocionais estão deixando você sem dormir direito, preocupada e ansiosa a liberação de hormônios tende a ser menor, o que influência diretamente na sua menstruação.

Não pense que menstruar pouco é algo normal que não influencia na sua vida. Tente mudar os seus hábitos, cuide mais de você, evite os riscos que citamos aqui e lembre-se sempre de procurar sempre ajuda médica ao perceber qualquer sinal estranho no seu período menstrual. Qualquer dúvida, procure um ginecologista!

Boa sorte!

(Imagem Destaque:  UrbaneWomenMag/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !