Como limpar a língua


313252926_a5f5103d60_z

A higiene bucal está cada vez mais presente na vida dos brasileiros, sendo incentivada desde muito cedo na escola. Entre os utensílios fundamentais para manter a boca longe de bactérias estão a escova, pasta de dente e fio dental. O hábito de escovar os dentes foi adotado ainda na antiguidade, existem relatos sobre documentos que provam que o imperador Alexandre O Grande recebeu desde muito cedo instruções profundas sobre como limpar os dentes, na época em que era apenas um aprendiz do filósofo Aristóteles.

3345025656 c6e01695ac o 1024x578 Como limpar a línguaEra comum entre os romanos o uso de uma mistura de areia, ervas e cinza, que serviam como uma pasta que deveria ser usada diariamente. O formato da escova que conhecemos atualmente começou a ser formulado pelos chineses em 1490, a haste era feita de bambu e o feixe usado para a escovação era feito com pelos de porco. Naquela época poucas pessoas tinham acesso à esse instrumento, pois o seu preço era muito elevado, outra desvantagem era o fato de mofarem muito facilmente. Com o passar dos anos as técnicas foram modernizadas, novas matérias-primas passaram a ser usadas e novas descobertas sobre a saúde bucal foram reveladas. Uma prova foi com relação à língua, profissionais de saúde afirmam que somente escovar os dentes não é o suficiente para evitar cáries e outras bactérias, é fundamental fazer uma limpeza na língua.

Aprenda a limpar a língua

Tão importante quanto remover todos os restos de comida dos dentes é limpar a língua, pois existe uma grande concentração de sujeiras que não podem ser vistas a olho nu. Para fazer uma boa limpeza na língua você vai precisar de:

  • Escova de dente
  • Pasta
  • Limpador de língua
  • Antisséptico Bucal

Passo a Passo

  1. Faça a escovação normal nos dentes, como de costume, aplicando uma quantidade razoável de pasta na escova e fazendo movimentos leves e firmes nos dentes, ao terminar, usando a mesma escova, escove com força a língua, é importante que todos os cantos sejam bem limpos, isso evita, inclusive, o aspecto esbranquiçado.
  2. Passe o limpador de língua em toda a superfície, sempre com movimentos leves e firmes, existem diversos modelos a venda no mercado, podendo ser encontrados facilmente em farmácias ou lojas de produtos odontológicos.
  3. Faça uso do Antisséptico Bucal para eliminar possíveis bactérias, eles são ótimos complementos para a escovação diária, auxiliam, inclusive, no tratamento do mau hálito e outros problemas. Mas cuidado, o uso abusivo desses produtos pode causar um desequilíbrio na flora bacteriana natural da nossa boca, trazendo consequências indesejáveis, como o manchamento dos dentes.470558334 3a0631f131 o Como limpar a língua

Dicas:

  • Se você tiver problemas mais sérios, como gengivite ou outros, o ideal é procurar o dentista, essas medidas são complementares e somente um profissional poderá recomendar o melhor tratamento.
  • Mantenha a língua sempre limpa, ela está em contato direto com os dentes, portanto é muito importante para manter a saúde bucal.
  • A saliva age como um detergente natural na boca, então, se ela não estiver sendo suficiente, é necessário procurar ajuda profissional. Especialistas costumam comparar a língua à um carpete, ou seja, existe um grande acúmulo de sujeira avindo do uso, que é preciso ser retirado diariamente.
  • Um dos grandes causadores do odor bucal é a falta de uma boa higienização então, para evitar esses transtornos, é fundamental manter em dias a higiene.3156251892 5788617b37 z Como limpar a língua

Siga todos os procedimentos e consulte regularmente o seu dentista. Boa sorte!