Como limpar bijuterias


bijucapa

As bijuterias são excelentes substitutas para as joias, principalmente nas cidades grandes. O termo deriva da palavra francesa Bijouterie que significa joia. A origem dessa peça foram os amuletos religiosos que eram muito usados pelas pessoas que procuravam uma espécie de proteção pessoal, pode-se dizer que esses foram os primeiros modelos. A popularização dessas peças começou em 1929, foi nessa época que os Estados Unidos mergulharam na grande depressão e as mulheres procuravam alternativas para complementar as suas roupas. Uma das principais vantagens, além do preço baixo de algumas delas, é a variedade de modelos e cores, pois elas podem ser feitas dos mais diferentes materiais sendo facilmente adaptadas às tendências da moda. Nos anos 20 elas serviam como um adorno usado para complementar os chapéus, nos anos 30 as roupas passaram a ser mais sofisticadas, bem como esses acessórios. A bijuteria pode ser usada por mulheres de diferentes faixas etárias e classes sociais, porém para manter a sua aparência impecável é preciso tomar certos cuidados.

biju1 Como limpar bijuterias

Via Flickr

Aprenda a limpar bijuterias

Na hora de limpar as suas bijuterias é fundamental usar os produtos certos para que elas não fiquem com uma aparência desgastada.

  1. Leia atentamente a etiqueta que vem junto com a sua bijuteria para que você possa seguir todas as especificações. Dependendo do lugar onde ela foi comprada, se for em uma loja, essas etiquetas trazem boas dicas para a manutenção da peça, porém essa não é uma obrigatoriedade.
  2. Observe as características do material de que a sua bijuteria é feita. Use um pano macio e água para retirar a poeira que muitas vezes se instalam nessas peças, só não vale para aquelas feitas em tecido ou que possa enferrujar, se ficar na dúvida o melhor é evitar.
    biju3 199x300 Como limpar bijuterias

    Via Flickr

  3. Use pasta de dente para dar brilho para aquelas peças que desbotaram, aplique uma pequena quantidade em seguida passe um pedaço de papel higiênico com força até conseguir certo brilho. Essa dica vale para aquelas peças feitas em prata.
  4. Compre produtos específicos para limpar bijuterias, existem casas especializadas que disponibilizam esse material com um preço mais acessível.
  5. Use sabão de coco e uma escovinha para manchas mais profundas, dependendo do material é possível, inclusive, mergulhar em água fervente para uma limpeza mais profunda, mas não use essa técnica no caso daquelas feitas em plástico.
    biju2 Como limpar bijuterias

    Via Flickr

Dicas:

  • Não guarde as suas bijuterias amontoadas umas sobre as outras, isso irá fazer com que elas fiquem ainda mais gastas. Se possível embrulhe as peças mais delicadas em papel de seda e guarde separadamente.
  • Ao lavar as mãos retire os seus anéis, o sabão acumulado é muito prejudicial para a beleza da peça.
  • O spray para cabelos pode ser usado nas peças feitas em pérolas, conservando assim  a beleza da peça.
  • Separe os colares do restante das outras bijuterias e deixe-os pendurados, além de deixá-los mais organizados, você irá evitar possíveis inconvenientes.
    biju4 Como limpar bijuterias

    Via Flickr

Com cuidados básicos, as suas peças de bijuterias irão acompanhar você por muitas estações, vale lembrar que elas podem ser reinventadas a cada nova tendência, tamanha é a sua versatilidade. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !