Como limpar bronze


flickr-2527660225-hd

bronze6 Como limpar bronze

O bronze é sem dúvida alguma um dos metais mais valiosos que existem neste mundo. Foi consagrado na época em que o Império Romano dominava boa parte do mundo. Desde aquela época, já percebia-se que era um metal de alta durabillidade. Embora muitos suponham que sejam, nem todos os metais são constituídos de forma pura,ou seja,alguns metais são o resultado de uma combinação de outros metais secundários. O bronze é constituído por uma fusão entre o cobre e o estanho, e não é corrosivo. Ele tem uma vasta utilidade, pois é usado para a fabricação de inúmeros objetos, como sinos, medalhas, quaisquer instrumentos musicais de sopro, como o saxofone, por exemplo.

bronze1 Como limpar bronze

Como limpar

Você vai precisar de:

  • Suco de limão;
  • Soda cáustica;
  • 1 escova macia;
  • Sal de cozinha;
  • Panos de limpeza (novos e e bem macios,de preferência).
bronze2 Como limpar bronze

Modo de limpeza:

  1. Bata um pano no bronze (ou objeto de bronze) com um pano,como se estivesse utilizando um espanador. Mas você não deve utilizar um espanado, pois poderá deixar seus “fiapos” na peça de bronze. Um pano de limpeza, novo, é muito melhor, pois você precisará que a superfície da peça esteja totalmente livre de qualquer sujeira para que possa limpá-lo sem deixar grudar nada nela, sem deixar nenhum vestígio, antes de lhe aplicar qualquer produto para sua higienização.
  2. Misture a soda cáustica com 5 colheres de sopa de suco de limão. O suco pode ser da própria fruta ou de algum produto cuja a concentração de limão seja superior a 90%, ou seja, cuja concentração predomine no produto escolhido. Porém,ainda assim o suco de limão natural é o mais indicado para a limpeza. Essa mistura de limão e soda deverá ter a consistência de uma pasta,para que você possa aplicar no bronze.
    bronze3 Como limpar bronze
  3. Aplique a mistura no bronze,utilizando o pano mais macio que você tiver.Um pano áspero demais irá dificultar a limpeza,pois ficará “travando” durante a limpeza.Você deverá aplicar a solução de limão e soda cáustica em absolutamente todo o bronze.Não poderá deixar nem mesmo uma pequena fenda sem recebê-la. Esfreque a mistura fazendo o movimento manual em círculos,suavemente,como se você estivesse lavando um prato. Deverá esfregá-la por aproximadamente 5 minutos. Porém,o tempo em que passará esfregando-a poderá variar um pouco, dependendo das avarias existentes no metal.
  4. Deixe que a pasta aja no bronze por aproximadamente 30 minutos.
  5. Retire a mistura com um pano úmido. Caso algum dos fragmentos de dano ainda apareça, repita todas as etapas anteriores,até que nada mais reste e o bronze fique totalmente limpo.
  6. Seque o bronze com um pano.
bronze4 Como limpar bronze

Dicas importantes:

  • Se desejar, você poderá terminar a limpeza da peça de bronze utilizabdo um lustrador feito para bronze. Isso, com toda a certeza, irá deixá-lo com a aparência de uma peça que acabou de ser criada. Ou seja, nova em folha. Durante a limpeza, caso você perceba que não está conseguindo retirar os danos no bronze, não insista. Esfregue-o com a solução se suco de limão e soda cáustica pelo período de mais ou menos 20 minutos, para depois deixá-la agir.
  • Para conservar o brilho e a boa aparência do bronze,aplique uma mistura de pó branco de espanha, massa trípoli da cor marrom e óleo de linhaça. Para aplicar essa mistura,basta utilizar um pano limpo e seco. Procure aplicar a cada 7 dias. Isso, com toda a certeza,o conservará,privando você de ter que limpar a peça em curtos espaços de tempo.
bronze5 Como limpar bronze

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !