Como limpar CD


2562313672_35ca0d2471

O CD é uma da mídias mais sensíveis e de fácil danificação sendo que um simples risco em sua base de leitura já é o suficiente para comprometer todo o conteúdo nele gravado.

É certo que outros tipos de hardware estão substituindo o CD, por terem maior capacidade de gravação e também por suportarem arquivos de diversos formatos, como é o caso do pendrive, que armazena centenas de conteúdos, de forma mais segura, ampla e prática, diferentemente do CD que é limitado á gravação de áudio, fotos e arquivos textuais.

Para gravar vídeos é necessário utilizar um DVD gravavel, parecido com o CD mais que contêm maior capacidade de armazenamento e é especifico para este tipo de função. CD e DVD só diferenciam-se nesta parte (função) sendo no restante idênticos, tanto no design, na utilização e também na forma de conservação, tão importante para sua funcionalidade.

296339032 a389c46790 Como limpar CD

Via Flickr

Danificar um CD resume-se em atingir sua base de leitura de diversas formas: Riscos, sujeiras, umidade e quedas, que são ações e condições que deixam consequências nocivas no objeto e limitam seu poder de atuação nos aparelhos de som e nos DVD player\’s, que reproduzem o conteúdo contido em suas propriedades. Veja agora dicas para manter a funcionalidade do CD e aprenda também a recuperá-los nos casos de sujeira e danificação:

Como Limpar CD – Dicas

Sujeira e Riscos

  1. Segure o CD firmemente, deixando a base de leitura voltada para cima. Pegue um algodão, ou pano macio e comece a limpeza da seguinte forma: Passe o algodão do furo central do CD até sua extremidade, em linha reta e com leveza na movimentação. Faça isso até circundar todo o CD e depois teste sua funcionalidade.
  2. Se as manchas forem mais densas e difíceis de eliminação, coloque o CD em baixo de uma torneira e deixe a água atingir toda sua base de leitura. Seque com um pano e faça um teste, verificando se o CD está agindo normalmente em seu tocador de mídia.
  3. Para situações onde o CD esteja seriamente prejudicado, a dica é utilizar bicarbonato de sódio (misturado com água) ou creme dental, passando com os próprios dedos os produtos na base de leitura da mídia com bastante sutileza. Não esfregue ou circule a mancha com movimentos repetitivos na esperança de solucionar o problema com mais facilidade. Passe os produtos do centro á extremidade, em linha reta, circundando toda a mídia. Após, coloque o CD em água corrente e, com os dedos, vá empurrando levemente a solução empregada até que não reste mais nenhum vestígio na base de leitura. Seque com um pano e veja se o CD está novamente funcionando.
3019869962 a57409ea9e Como limpar CD

Via Flickr

Se nenhum dos métodos citados funcionar, infelizmente seu CD está perdido e não há mais o que se fazer para que suas propriedades sejam recuperadas. Mantenha seus CD\’s nas capas ou em porta-CD\’s, protegidos da sujeira e de outros perigos quanto á sua validade. Faça cópias de suas músicas e arquivos á serem gravados no CD, para o caso de perdas e problemas irrecuperáveis. O CD não dura muito tempo, é frágil e pode facilmente ser danificado, mesmo que sem intenção. Aproveite estas dicas e Boa Sorte!