Como limpar limo de banheiro


601px-Magna_Carta_Bathroom

Viver em um país tropical como o Brasil tem suas vantagens e desvantagens. Quem mora em zonas com maior umidade sabe que a coisa fica complicada quando isso acarreta o aparecimento de microorganismos como o mofo e o limo em ambientes como o de banheiros, por ser uma área naturalmente mais úmida. Vamos ver algumas dicas de como se pode lidar com o problema de limpar o limo.

800px Project 131 LB bathroom 9768 F550x450 Como limpar limo de banheiroWikimedia Commons

O limo é um vegetal microscópico que se desenvolve em colônias, tal como algas, sempre tendo como foco de aparecimento regiões mais úmidas de uma casa ou outros locais abertos. Para tratar o limo há algumas alternativas que são de fácil aplicação, mas que envolvem a compra de equipamentos específicos, e outras exigem truques com produtos de limpeza. Vamos ver as duas mais efetivas de cada um dos tipos para você escolher a que ficar mais viável.

Usando Lava Jato

  1. Se você ainda não tem um lava jatos, saiba que ele vai facilitar muito sua vida na hora de limpar banheiros, não apenas contra limo, mas também contra mofo.
  2. Antes de usar o lava jato, aplique uma camada de algum produto de limpeza que gere espuma, desde sabão para lavar roupas até desinfetantes multi uso, de preferência com perfume. Dessa forma você já resolverá dois problemas de uma vez só, deixando o ambiente agradável.
  3. Passe o produto com um pano sobre o chão e paredes, caso o limo também tenha se desenvolvido nessas áreas. Atente-se para o fato de que o limo fica preso ao rejunte das lajotas; Portanto, priorize essas áreas ao passar o pano.
  4. Em seguida, é só aplicar o lava jato, cuidando para não usar uma potência muito forte, caso contrário o rejunte vai ser retirado, arruinando os azulejos. Aplique na potência spread, cujo jato não é concentrado e sim disperso.

Lanza de agua no compensada F550x450 Como limpar limo de banheiroWikimedia Commons

Usando Produtos Alvejantes

  1. O segundo método se baseia mais na eficácia de produtos de limpeza com ação química concentrada, como água sanitária. Entretanto, se você não quiser que a aplicação seja desagradável pelo cheiro, pode optar por alvejantes que possuam fórmulas menos concentradas e com perfume, dentre outros tipos de aditivos como fórmulas com oxigenação, que ajudam a soltar o limo.
  2. Se for utilizar água sanitária pura, faça uma fórmula de 20% de água sanitária e 80% de água. Se quiser pode aplicar outros tipos de produtos com perfume para fazer sua própria fórmula com odor menos concentrado de alvejante.
  3. Aplique, então, o composto, usando luvas, com um pano bem encharcado, nas seções das paredes. No piso a aplicação será mais fácil, podendo apenas despejar a solução pelo chão e espalhar com um pano ou vassoura. Deixe descansar a aplicação nas superfícies por cerca de 10 minutos.
  4. Use uma vassoura de cerdas grossas e curtas para esfregar as paredes e o chão. Esfregue com movimentos rápidos e concentrados nas áreas, até que fiquem brancas. Facilmente o limo vai se soltando.
  5. Quando tiver removido todo o limo, notará que algumas áreas do rejunte ainda estarão esverdeadas. Aplique outra vez a solução com água sanitária, pelo menos duas vezes mais, dando intervalos de cerca de 30 minutos entre uma aplicação e outra.

800px HK Kao Bleach 3 F550x450 Como limpar limo de banheiroWikimedia Commons

Para você evitar o aparecimento outra vez de limo em seu banheiro, procure tomar banho com as janelas e portas abertas para que não haja concentração de umidade no ambiente. Se possível, tome banho com estufas aquecedoras para que o vapor seja disperso com mais facilidade. Em último caso, sempre se certifique de que o banheiro não tem problemas de infiltração.

 (Imagem destacada: Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !