Como limpar meu nome


Public domain image, royalty free stock photo from www.public-domain-image.com

Deixou de pagar aquela conta de telefone ou aquela fatura do cartão de crédito e quando foi tentar fazer uma ficha para comprar um carro foi dito que o CPF está restrito? Isso acontece com milhares de brasileiros todos os dias, até porque o governo federal estimula o consumo mas o salário do povo não acompanha. Dessa forma, a primeira pergunta que vem à mente é: como limpar meu nome? Veja como proceder nessa situação. Para poder tirar o CPF da restrição será necessário basicamente pagar o que se deve, mas isso pode ser feito mediante negociação junto às empresas ou lojas para as quais está devendo tal valor, pelo passar do tempo de cinco anos ou perante decisão judicial.five pounds money 600x250 Como limpar meu nome

Veja como limpar o nome:

1)      É preciso saber que o nome nunca será limpo pela internet. Há diversos sites que prometem isso, mas é puro engano. Eles prometem acabar com a restrição no CPF mediante pagamento de um determinado valor, mas não faça isso. É golpe, pois somente por um dos três caminhos citados é que o nome fica limpo.478600 49b3f28f 600x250 Como limpar meu nome2)      De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente pode negociar a dívida com a loja e fazer um acordo parcelado e o melhor de tudo é que já no pagamento da primeira parcela o nome fica limpo. O credor então tem a obrigação de tirar o nome da pessoa imediatamente em até cinco dias, mas se não tirar, poderá então haver uma decisão judicial. Mas o que ocorre é que surgiu então uma nova dívida, com novas datas para pagamento e que não poderá deixar de ser paga.

3)      O artigo  206, § 5º do Novo Código Civil diz que dentro depois de cinco anos da dívida não paga ela será prescrita, sendo assim, ,não poderá mais ser cobrada na justiça nem no SPC e Serasa. No Código de Defesa do Consumidor, o artigo 43, § 1º também prevê o prazo máximo de cinco anos para que o nome fique registrado com restrição, mas depois disso deve ser excluído.

4)      Uma outra forma que também é bastante usada para fazer com que o nome fique limpo é mediante decisão judicial. Muitos consumidores acabam tendo nome incluído no SPC e Serasa mesmo depois de terem pago a dívida. Desse jeito, só mesmo recorrendo à Justiça para que essa determine que as empresas retirem a restrição colocada por elas e não retirada no tempo certo.penny pennies coins money 1 600x250 Como limpar meu nome

Algumas empresas fazem uma prática péssima: renovam o nome sujo antes mesmo que ele complete cinco anos. Afirmam que o consumidor tentou uma renegociação e que não pagou as parcelas, fazendo com que o CPF fique restrito por mais cinco anos. Se isso acontecer com você, é hora de entrar com uma ação judicial pedindo uma liminar para que o nome seja excluído dos cadastros e ainda haja indenização por danos morais causados pelo “novo” cadastro, uma prática totalmente incorreta e injusta. Agora que já sabe como proceder, boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post