Como Limpar o seu Notebook


como-limpar-tela-do-notebook

Pode até não parecer, mas talvez o seu notebook não esteja mais tão veloz e eficiente como quando você comprou porque ele não recebeu a limpeza adequada. O acúmulo de poeira pode causar sérios danos riscando componentes ou mesmo bloqueando as saídas de ar que impedem o superaquecimento da máquina.

sujeira Como Limpar o seu Notebook

É claro que a limpeza de um notebook também é uma questão de higiene: além da gordura dos nossos dedos, muitas vezes comemos em cima do computador, fumamos, bebemos algo e vestígios de alimentos, cinzas e mesmo pelos (para aqueles que possuem algum animalzinho de estimação) vão se acumulando no teclado do notebook.

dirty laptop Como Limpar o seu Notebook

Por possuir componentes delicados, a limpeza de um noteebok exige paciência e cuidado. Nada mais importante do que ler primeiro o manual do seu notebook. Caso você não encontre nada mais detalhado, siga as dicas do Comofas!

1) Você vai precisar de: um pano macio (que não solte fiapos); cotonetes; pincel de cerdas finas e macias; água; lata de ar comprido. VocÊ também pode utilizar miniaspiradores de ar, caso prefira. Não utilize qualquer tipo de material de limpeza ou abrasivo.

2) Desligue o seu notebook, desligue-o de qualquer cabo ao qual ele possa estar conectado e retire a bateria.

3) Área Externa: limpe a parte externa de seu notebook com um pano macio umedecido fazendo movimentos circulares. Evite encharcar o pano para que a água não escorra para as partes internas do computador. Ao limpar a parte de trás da tela, não force muito para não prejudicar a tela de LCD. Após o pano umido, passe um pano seco para retirar qualquer excesso de água.

externo Como Limpar o seu Notebook

4) Entradas de componentes e saídas de ar: por serem muito pequenas, você pode limpar essas partes com o auxílio de um pincel ou de um cotonete. Mas utilize o cotonete somente nas bordas externas, pois ele pode soltar fiapos e prejudicar tais entradas. Por isso o uso do ar comprimido pode ser a melhor escolha. Quanto às saídas de ar, não utilize o ar comprimido, pois este pode empurrar a sujeira para dentro da máquina: neste caso, utilize o miniaspirador de ar ou então cotonetes (e muita paciência!)

entradas saidas Como Limpar o seu Notebook

Entradas de Componentes

saida Como Limpar o seu Notebook

Saídas de Ar

5) Tela: a tela de LCD é uma das partes mais importantes e também mais sensíveis do notebook. Para limpá-lo, utilize um pano seco e macio para retirar as sujeiras maiores (como poeira). Caso ele apresente marcas de dedos, por exemplo, umedeça o pano levemente com água ou então utilize um produto específico para a limpeza de telas de LCD que você pode comprar em lojas de informática. Lembre-se apenas de não espirrar o produto diretamente no notebook e sim no pano. Siga as recomendações de uso do fabricante.

tela Como Limpar o seu Notebook

6) Teclado: Com um pano umedecido, retire a sujeira mais “grossa” esfregando com um pouco de força. Não tente retirar as teclas! Para limpar o espaço entre as teclas, utilize novamente o ar comprimido ou então um pincel macio. Você também pode utilizar um miniaspirador de pó.

teclado Como Limpar o seu Notebook

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post