Como limpar pedra portuguesa


Limpa pedra portuguesa

O nome pedra portuguesas (também conhecida como calçada portuguesa) vem de origem lusitana, que é um consistente mosaico realizado por pedras irregulares de cores contrastantes com o intuito de dar sofisticação a um acabamento mais rústico, sendo cada vez mais utilizado com formas circulares mais arrojadas e com cores além dos tradicionais preto e branco.

Muito usada em passeios e espaços públicos, a pedra portuguesa também é usada em paredes, enobrecendo o ambiente com tradicionalismo e certa modernidade. Tem um tempo que o tradicional mosaico português vem sido utilizado também na decoração interna de condomínios e residência trazendo todo o ar sofisticado e atemporal típica da essência do próprio mosaico.

126 Como limpar pedra portuguesa

 Leonel Ponce/Flickr

Limpeza da pedra portuguesa

Para poder mantê-la sempre limpa, existe uma série de cuidados que devem se seguidos a risca, uma vez que você não vai querer estragar a sua decoração. Limpá-las é um desafio a parte e requer disciplina, pois sujeiras em qualquer material claro é fácil de identificar, além de deixar com aspecto desagradável essa bela ornamentação. Tomem cuidado com certos produtos químicos que possam agredir as pedras, desgastando-as a ponto de fazê-las perderem a tonalidade, assim enfraquecendo todo o contraste gerado por elas.

128 Como limpar pedra portuguesa

go greener/Flickr

Como limpar pedra portuguesa?

Por se tratar de um assunto muito técnico e que você possa até estragar seu mosaico, aconselhamos você a procurar especialistas neste tipo de trabalho. Instruções de pesquisa para contratar a empresa que tiver o melhor custo-benefício para limpar sua pedra portuguesa:

  • Faça uma pesquisa na internet em busca de empresas especializadas neste serviço e liste-as. Caso conheça alguém que já contratou este tipo de serviço com ótimos resultados, facilite sua vida e peça para eles fazerem o orçamento para você.
  • Ligue para outras empreas que prestem o mesmo tipo de serviço, para comparar os valores.
  • Aquela que te der o melhor preço, velocidade e garantia, contrate-a.
  • Pronto, assim você limpará sua pedra portuguesa de maneira mais segura possível.

Importante: Não tente usar produtos químicos que você não conheça ou que possa agredir as pedras, pois é um fato que você não gostará de estragar tal mosaico, além de ser um processo difícil de ser montado já que se colocará unidade por unidade, você não quer ter um ornamento estragado. Uma outra boa dica é não confiar muito em sites que possam te mostrar o procedimento de limpeza por modos mais simples, uma vez que a limpeza da pedra costuma ser tão cuidada (e as vezes artesanais) como a própria criação de um muro ou calçada neste estilo.

129 Como limpar pedra portuguesa

Alexandre Hamada Possi/Flickr

Siga a risca o que o profissional especializado na limpeza dessas pedras te falar como mantê-la melhor e cuidá-la, sendo que é uma pessoa experiente nesse segmento. Evite escutar conselhos de procedência duvidosa, pois por mais que seja uma pedra e tenha alta durabilidade, ela pode estragar perdendo a cor e assim enfraquecendo o contraste. Então, siga nossas dicas do melhor jeito de conservar sua pedra portuguesa e embeleze ainda mais o seu ambiente.

(Imagem destaque: Leonel Ponce/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !