Como limpar persianas


219995332_cc72e42875_z

As cortinas persianas são muito usadas pelos brasileiros para compor a decoração dos ambientes da casa ou escritório. De acordo com alguns historiadores, a persiana foi criada por acaso pelo jovem inventor Pierre Le Fou no ano de 1824. Naquela época Le Fou estava fazendo um experimento de um novo equipamento, que seria usado para conter o fluxo de um riacho próximo a sua casa. Para criar uma maquete do seu experimento usou algodão engomado e uma corda, a fim de aguardar o tempo da goma secar, a esposa do jovem colocou a sua invenção na janela da sala, foi nesse momento que ela percebeu que com a ajuda das cordas era possível controlar a entrada de luz no ambiente, nascia assim um novo tipo de cortina. O nome foi uma homenagem ao antigo apelido que Pierre usava na escola, Persi. Atualmente existem diversos modelos e marcas disponíveis no mercado, sendo que uma das grandes preocupações é manter a peça limpa. Com alguns procedimentos simples é possível deixar as suas peças longe da poeira.4568835104 4899b548e0 b 600x250 Como limpar persianasAprenda a limpar as suas persianas

A melhor maneira de limpar as persianas vai depender do material de que elas são feitas porém, a base da solução de limpeza pode ser a mesma.

Materiais:

  • Água
  • Detergente neutro
  • Pano

Passo a Passo 
1. Coloque o detergente neutro e a água em um recipiente e misture bem, é muito importante que o detergente seja realmente neutro, para que não cause nenhum dano à sua persiana.
2. Passe essa mistura em cada uma das lâminas da persiana, isso irá fazer com que toda a sujeira seja removida completamente.
3. Molhe um pano e retire toda a solução das lâminas, faça esse processo em cada uma delas para que não ocorra nenhum tipo de mancha.
4. Enxugue com um pano seco e retire toda a umidade.
5. Repita esse processo no mínimo a cada seis meses.

4988287869 3541e05a51 b 600x250 Como limpar persianasDicas: 
1. No caso da persiana vertical resinada, o recomendado é retirar todas as lâminas e passar uma escova de cerdas macias para que toda a sujeira seja retirada.
2. No dia a dia basta apenas usar um espanador para retirar a poeira acumulada.
3. Evite usar álcool ou alvejantes, esses produtos poderão causar danos irreparáveis à peça.
4. Leia atentamente as especificações fornecidas pelo fabricante, essas informações são fundamentais para conservar a beleza da mesma.
5. Escolha um modelo que combine com os outros objetos de decoração, isso irá fazer com que o ambiente fique ainda mais bonito.
6. Você também poderá usar o aspirador no dia a dia para evitar o acúmulo de poeira, use o bocal de escova.
7. Para limpezas mais profundas e eficazes utilize a lavagem ultrassônica, fornecidas por algumas empresas especializadas nesse tipo de serviço.
8. Evite o contato com a umidade e com o vento.

2639787035 b14703041b b 600x250 Como limpar persianasManter a limpeza em dia é fundamental para a organização dos ambientes, isso vale para todos os objetos que fazem parte da decoração, inclusive as persianas. Escolha cores neutras para uma decoração mais clássica, ou cores fortes para uma mais moderna, mas é importante escolher uma que combine com a sua personalidade. Boa sorte.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !