Como limpar sofá de couro


6711852_9ab12df32d_b

O couro é um dos materiais mais nobres e serve de matéria-prima para diversas peças, tanto na moda quanto na decoração. Com relação ao vestuário, ele pode ser usado em saias, vestidos, jaquetas, etc. Já na decoração, é comum encontrá-lo em cadeiras, cobertas e sofás. A utilização do couro não é algo recente, desde os primórdios da história ele já era usado pelos homens para se proteger do frio. Com o passar dos anos novas técnicas foram sendo incorporadas ao processo de tratamento do couro, fazendo com que o material fosse ainda mais valorizado. Os objetos feitos de couro precisam de cuidados especiais para hora manter a beleza da peça, no caso do sofá, é possível usar alguns produtos e técnicas especiais que ajudarão a manter sempre a aparência renovada.sofa de couro  600x250 Como limpar sofá de couroAprenda a limpar o seu sofá de couro

Os sofás de couro precisam de mais atenção que os convencionais, justamente por se tratar de uma peça mais sofisticada, nos casos daqueles feitos em couro branco, os cuidados devem ser redobrados, pois é comum que essas peças fiquem amareladas e sem vida com o tempo, para evitar que isso aconteça você vai precisar de:

  • Pano seco
  • Sabão de coco líquido
  • Água
  • Garrafinha com spray
  • Glicerina líquida
  • Álcool
  • Esponja

Passo a Passo
1. Retire toda a poeira da peça com um pano seco, esse é o primeiro passo para que a limpeza funcione. É importante saber que além de limpo, o couro do sofá precisa ser hidratado para que continue com uma boa aparência.
2. Separe três litros de água e misture com três colheres de sabão de coco líquido. Coloque em uma garrafinha com spray, se preferir você pode deixar dentro de um balde mesmo. Borrife a mistura no sofá de couro e vá passando um pano macio, faça isso em toda a superfície.
3. Enxugue o sofá com outro pano seco e retire todo o produto, é muito importante que a mistura tenha saído totalmente do sofá para que ele não fique com manchas.
4. Coloque em um recipiente uma colher da glicerina e duas de álcool.
5. Passe por todo o sofá a mistura com o auxílio de uma esponja macia, utilize a parte mais suave da esponja, essa mistura irá hidratar o couro, o que irá fazer com que a beleza da peça seja prolongada.
6. Passe um pano seco e macio.

Dicas:
1. A limpeza para retirar o pó deve ser feita diariamente, já a limpeza com o sabão de coco pode ser feita uma vez por semana. Já a hidratação deve ser feita uma vez ao mês.
2. O recomendado é que ao menos uma vez ao ano seja contratada uma empresa especializada para fazer uma limpeza mais profunda no sofá, esses profissionais costumam utilizar produtos específicos para o couro.
3. Use cobertas que servem não só para proteger o sofá, como também complementam a decoração.sofas de couro marrom 560x250 Como limpar sofá de couroOs móveis feitos de couro são muito usados em ambientes que exigem uma decoração mais sofisticada e elegante, porém, cuidar bem do couro faz com que a beleza da peça seja ainda prolongada. Aproveitem as nossas dicas e boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post