Como limpar uma máquina de lavar roupa


532072608_ccf8b6c27f

As máquinas de lavar roupa são aparelhos tecnológicos que ajudam, e muito, as donas de casa a deixaram suas roupas sempre limpas e perfumadas, bem como as pessoas que moram sozinhas, principalmente aquelas que trabalham fora e precisam realizar os afazeres domésticos ao chegar em casa. As máquinas garantem praticidade e economia de tempo, tornando um serviço doméstico considerado “pesado” mais fácil e eficiente.

Este aparelho é muito requisito no mercado, não só devido suas funcionalidades mais também por ter uma variedade de tamanhos e modelos, no qual muitos possuem capacidade de lavar até quilos de roupa de uma só vez.

A seguir vamos ver como manter a máquina de lavar sempre limpa, garantindo que seu equipamento permaneça bem conservado e com suas funções aptas.

2734922201 e095e209e2 Como limpar uma máquina de lavar roupaEditor B/Flickr

Como limpar a máquina de lavar roupas

Apesar das máquinas lavarem as roupas, não podemos esquecer que elas também devem ser limpas adequadamente, sendo que a falta de atenção quanto a este detalhe pode ser determinante para a ocorrência de manchas nas roupas, causando grandes aborrecimento durante a lavagem. A higienização deste produto se dá na parte interna e externa, com água, sabão, água sanitária e detergente.

Em muitos casos, as máquinas de lavar roupa apresentam vários outros problemas que a grande maioria das pessoas sabe como resolver. Por isso, vamos ver abaixo alguns dos problemas ocasionados pela falta de higienização no produto e como podemos resolvê-los passo a passo.

Antes de qualquer coisa, retire todas as peças removíveis da máquina, como recipientes de amaciantes, de água sanitária e demais peças; depois, lave-as com água quente, detergente e sabão comum. Existem produtos que são próprios para lavar este tipo de eletrodoméstico, porém, aqui vão algumas receitinhas caseiras que ajudam nestes problemas comuns.

  • Mofo e bolor: Misture duas xícaras de vinagre branco com um pouco de água em um recipiente. Em seguida, despeje dentro do eletrodoméstico esta mistura e ligue a máquina, deixando que ela faça todo o ciclo de lavagem. O vinagre fará toda a limpeza das partes internas.
  • Manchas: Algumas manchas, como os resquícios de sabão em pó ou amaciante, são originadas naturalmente na máquina e para retirá-las, adicione duas xícaras de bicarbonato de sódio e liga o aparelho. Caso as manchas não saiam, utilize um pouco de água sanitária e enxague o interior da máquina logo depois da limpeza.

IMG 2989 Como limpar uma máquina de lavar roupaBuga2/Wikimedia Commons

  • Ferrugem: A ferrugem é um problema que deve ser resolvido com a presença de um técnico em manutenção de máquinas de lavar, pois ela afeta o cilindro do aparelho. Todavia, até que o profissional chegue você pode despejar uma xícara (chá) de suco de limão no interior da máquina e ligá-la por dez minutos para a remoção das manchas de ferrugem.

Dicas

  • Realize esse tipo de limpeza somente se a máquina apresentar alguns destes problemas. Caso contrário, use apenas pano úmido para tirar o excesso de sujeira;
  • Caso não desapareçam, compre produtos apropriados para esse tipo de eletrodoméstico;
  • Limpe também a parte externa do aparelho com um pano úmido, sabão e detergente;
  • Para melhor conservação de sua máquina, use capas apropriadas para ela;
  • A presença de um técnico é indispensável quando as manchas e problemas de funcionamento ocorrem e os métodos caseiros não surtem efeito.

Para termos roupas limpas é importante que a máquina de lavar também esteja limpa, tanto por dentro, quanto por fora. Agora que você já recebeu algumas dicas, basta colocá-las em prática e aproveitar os serviços que o aparelho tem a lhe oferecer.

Boa sorte!

(Imagem Destaque: chris.corwin/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !