Como manobrar uma carreta


American_truck

A maior dificuldade para quem pretende começar a dirigir carreta está nas manobras necessárias para estacionar, ou até mesmo para fazer com que a a carreta siga adiante uniforme e tranquilamente. Mas é extremamente necessário que o motorista tenha plena noção de como realizar as mais diversas manobras, as quais são necessárias na estrada ou fora dela. Somente adquirindo as habilidades para manobrar é que pode dizer que sabe dirigir uma carreta, caso contrário não poderá ser considerado habilitado para a tarefa. Por isso que a exigência do departamento de transito é que, para dirigir carreta, o motorista tenha ao menos a carteira na categoria E, pois é nessa categoria que se utiliza carreta e se faz manobras durante os testes para comprovar a habilidade do motorista.

Como manobrar uma carreta

3116459183 530e539c16 Como manobrar uma carretascazon/Flickr

  1. Quando estiver andando em linha reta numa auto estrada, apenas deve ter cuidado com a velocidade do veículo. Entrando nas curvas sem freadas bruscas, a carreta entrará na mesma sequência do cavalinho e a viagem segue normalmente.
  2. Caso precise manobrar em algum local fora da auto estrada e seguindo para frente, procure abrir as curvas para evitar que a carreta se choque com algum obstáculo que possa estar no caminho onde passou o cavalinho. Pode andar até que o final da carroceria ultrapasse o obstáculo e retornar para o meio do caminho, continuando em linha reta. 
  3. Quando for parar em alguma área de acostamento ao longo da estrada, espere toda a carreta adentrar ao acostamento para depois parar o veículo. Lembre-se que é necessário andar um certo trecho pelo acostamento para depois a carreta emparelhar com o cavalinho e ficar em linha reta. 
  4. Não faça manobras bruscas em ultrapassagens, pois o movimento de ida e volta do cavalinho para iniciar a ultrapassagem pode provocar um capotamento, visto que a carreta continua em movimento uniforme e provocará uma força excessiva sobre o cavalinho, especialmente se estiver carregada. Por isso a ultrapassagem deve ser considerada quando se tem boa visão para entrar devagar do lado do veículo ultrapassado ou, quando puder entrar com alguma distância para se ter um movimento gradativo. Assim evitará que a carga da carreta provoque essa força desproporcional sobre o cavalinho. 
  5. Para manobrar a carreta utilizando a ré, o procedimento é sempre ao contrário do que um carro. Isso porque se trata de dois elementos para se fazer a manobra. Diferente do carro, ou da carreta apenas com o cavalinho, essa manobra deve ser invertida. Assim, se precisar de ré para que a traseira da carreta se direcione para esquerda, vire o volante para direita e, se precisar que a traseira da carreta vá para a direita, faça o movimento do volante para a esquerda. Deve-se tomar cuidado quando a carreta e o cavalinho começam a formar um angulo de 90°, pois podem enroscar e causar acidente. Se não conseguir estacionar a carreta na primeira manobra, volte o volante para o outro lado, vá um pouco pra frente até endireitar o cavalinho e siga com a manobra. 

800px Krispy Kreme Delivery Truck Pittsfield Township Michigan Como manobrar uma carretaDwight Burdette/Wikimedia Commons

Essas são apenas dicas para manobrar carreta, mas sempre é necessário algum treinamento com pessoas qualificadas para a função. Dirigir ou manobrar qualquer veículo exige habilidade e maestria. Porém, essas dicas são úteis para facilitar a manobra de carretas.
Boa sorte!
(Imagem Destaque: PRA/Wikimedia Commons)