Como manter o ambiente de trabalho limpo e agradável


6829478403_c6eeff6f43

A organização é o ponto de partida na execução de qualquer atividade, independente do local ou evento. Saber onde estão as ferramentas à serem utilizadas e manter o livre acesso de outras pessoas relacionadas direta ou indiretamente ao ambiente são conquistas que somente a organização pode assegurar.

É muito comum que as organizações financeiras associem o conceito de organização aos funcionários responsáveis pela limpeza e assessoria das áreas de apoio ao grupo. Porém, é importante que cada profissional pertencente a uma empresa seja cooperativo e se preocupe com a boa conservação do espaço que é utilizado e necessário na realização de suas atuações financeiras.

Se você acredita que as ações podem ser influenciadas pelas características e possibilidades contidas em um ambiente comunitário, acompanhe nossas dicas e saiba como deixar seu local de trabalho mais agradável e organizado, favorecendo a si mesmo e aos seus colegas de profissão.

Como manter o ambiente de trabalho limpo e agradável

O local de trabalho se transforma em uma segunda moradia para muitas pessoas que acabam passando mais tempo no ambiente organizacional do que na própria residência junto à família. Esta situação mostra o quão importantes são os cuidados e os esforços na manutenção saudável de um espaço confinado, que deve oferecer conforto e acessibilidade de forma constante e uniformizada.

As atuações das empresas do século XXI sofrem influência direta da globalização, fundamentada na frase “tempo é dinheiro”. Imagine só quanto prejuízo uma instituição pode ter ao perder documentos, contratos e clientes por falta de organização e de conservação de sua estrutura física? É desta forma que aqueles “probleminhas” de escritório se transformam em pesadelos aos que respondem diretamente pelos sucessos e fracassos da instituição.

6829435523 7c91381d68 Como manter o ambiente de trabalho limpo e agradável victor1558/Flickr

Manter o ambiente de trabalho em perfeita sintonia é o primeiro passo às empresas que almejam novos públicos e oportunidades de crescimento, e isto é possível através da organização, que deixa qualquer recinto mais harmonioso e agradável em decorrência das atividades interpessoais e de convivência.

Para deixar o ambiente profissional organizado e desfrutar de boas condições de trabalho em equipe, relacione as dicas seguintes com a realidade de sua empresa e programe-as junto aos demais funcionários do grupo financeiro.

Dicas

  1. Crie regras básicas de higiene e organização. Oriente sobre algumas condições básicas de limpeza e peça a participação constante de seus colegas de trabalho na conservação do espaço por vocês compartilham diariamente. Comer durante o trabalho e trocar objetos ou ferramentas do lugar são atitudes que certamente prejudicam a convivência e a harmonia no ambiente de trabalho.
  2. Peça para que cada funcionário cuide de seu setor. Se todos cooperarem, não será preciso empenhar muitos esforços para manter o local de trabalho limpo e agradável, porém, você deve ser o principal exemplo desta função, assumindo uma postura de liderança com relações aos cuidados que espera serem multiplicados na conquista da saúde e da satisfação organizacional.
  3. Realize inspeções semanais na empresa. Acompanhe como está a conservação e a manutenção do ambiente físico em seu trabalho, caso tenha este poder, e tente encontrar as falhas que podem prejudicar todo o grupo. Não procure pelos culpados, e sim, ofereça soluções plausíveis para que tudo se mantenha em ordem e perfeita sintonia.
  4. Ofereça boas condições à organização. Disponibilize lixeiras nos corredores; ofereça armários onde os funcionários possam guardar tudo que não estiver em uso e deixe bastante espaço livre para que os colaboradores e clientes tenham acessibilidade aos setores da empresa. Se for o caso, providencie a construção de um depósito ou alugue um espaço para armazenar objetos e documentos fora de utilização naquele momento.
  5. Substitua equipamentos e economize espaço. Mesas, cadeiras, balcões e eletrônicos de modelos antigos são padronizados quanto ao design e tamanho. Atualmente, as ferramentas e utensílios domésticos e profissionais têm sua estrutura cada vez mais reduzida justamente para atender as necessidades da modernidade. Trocar os móveis e diminuir a quantidade de objetos decorativos ajuda, e muito, na manutenção e conquista da organização dentro de um ambiente de trabalho.

6829371773 694f8f1918 Como manter o ambiente de trabalho limpo e agradávelvictor1558/Flickr

Viu só? São ações simples como estas que a organização, como um todo, deve praticar no sentido de priorizar a organização e a satisfação dos trabalhadores em função de um ambiente inspirador e saudável sobre todos os aspectos.

Boa Sorte!

(imagem destaque: victor1558/Flickr)