Como manter o fogão sempre limpo


appliance-2256_640

Manter a cozinha em perfeita organização é um baita desafio para muitas pessoas que, particularmente, não gostam de executar alguns serviços domésticos que devem ser realizados todos os dias.

O fogão, por exemplo, é um eletrodoméstico que dificilmente fica limpo por muito tempo. Isso porque as principais refeições e receitas precisam ser aquecidas, cozidas, fritas ou assadas para consumo e não tem jeito: depois do almoço ou do jantar o fogão sempre fica sujo com algum resto de alimento, molho ou substância que parece colar fixamente em suas extremidades.

Por este e tantos outros motivos, vamos apresentar-lhes dicas sobre como é possível manter o fogão sempre limpo e bem higienizado. Afinal, você merece desfrutar dos momentos de descanso sem deixar de lado a beleza e conservação de sua residência.

Como manter o fogão sempre limpo

  1. Realize limpezas completas em seu fogão semanalmente. O grande problema sobre a limpeza do fogão para muitos é que ele acumula muita sujeira, de forma constante e irrefreável. Portanto, evite deixá-lo muito tempo sem uma boa limpeza em suas partes constituintes. Uma vez por semana, utilizando esponja e detergente, faça a higiene completa em seu fogão e ao longo da semana preocupe-se em manter a conservação desta limpeza.

    555px Gasherd Como manter o fogão sempre limpocommons.wikimedia/Roland Berger

  2. Passe um pano úmido no fogão ao finalizar o preparo das principais refeições. Retire as grades e bocas do fogão e passe um pano úmido da área metálica do eletrodoméstico, puxando as sujeiras com cuidado para que não caiam em seu interior. Se quiser, utilize algumas gotas de detergente neutro ou desengordurante para deixar seu fogão brilhante e protegido de qualquer tipo de sujeira. Limpe, separadamente, as grades e bocas na pia da cozinha com uma esponja, caso necessário. Desta forma, você pode manter por bastante tempo a manutenção higiênica de seu eletrodoméstico sem grandes esforços.
  3. Utilize lenços umedecidos. Você sabia que nos Estados Unidos muitas residências não utilizam uma gota d’água durante a limpeza domiciliar? Eles usam lenços umedecidos para limpar tudo: fogão, armários, mesas, janelas e todos os eletrodomésticos convencionais em uma cozinha. Se na sua casa você consegue controlar o uso do fogão, é só passar um lenço umedecido sempre que houver uma sujeira impregnada em suas partes constituintes, evitando sempre deixar para amanhã o que deve ser feito hoje com relação aos serviços domésticos.
  4. Forre seu fogão com papel alumínio. Após remover as sujeiras do fogão, forre sua parte metálica com papel alumino. Basta retirar as grades e as bocas e adaptá-lo ao tamanho do fogão, realizando furos nos locais correspondentes aos encaixes das bocas para que nenhum problema funcional aconteça. Semanalmente, troque o papel alumínio e veja como seu fogão vai estar sempre impecável para a sua utilização.

Dicas

  • Limpe o fogão todos os dias ou conforme sua frequência de uso. Basta passar um pano umedecido na superfície metálica e nos acendedores para remover as camadas de gordura que muitas vezes são difíceis de remover com o tempo;
  • No supermercado, encontre produtos com ação desengordurante que possam, ao mesmo tempo, higienizar e deixar aquele cheirinho agradável de limpeza em sua cozinha;
  • Se possível, instale um depurador de ar acima de seu fogão. Eles são responsáveis por impedir que os móveis e eletrodomésticos sejam impregnados pela gordura resultante de suas receitas.

oven 60251 640 Como manter o fogão sempre limpopixabay/Hans

Agora é com você: espante a preguiça e inicie a limpeza de seu fogão a partir das nossas dicas que certamente facilitarão bastante na higiene de sua casa. Boa Sorte!

(imagem destaque: pixabay/publicdomainpictures )

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !