Como marcar uma perícia no INSS


Sem título

O INSS, ou Instituto Nacional do Seguro Social, é uma das principais autarquias do Brasil. O instituto é responsável por arrecadar e pagar todos os benefícios referentes à previdência social do Brasil. Através do INSS o brasileiro tem acesso à aposentadoria, pensão por morte, auxilio doença, entre outros previstos pela legislação vigente.

Todo brasileiro tem direito aos benefícios, porém deverá estar em dia com a instituição para que possa ter acesso à totalidade dos benefícios e também para estar segurado em caso de uma eventualidade. Para que você tenha acesso ao auxílio doença, acidente ou outro que necessite de comprovação de um especialista, é necessário que marque uma perícia.

Vamos ver, agora, como marcar perícia no INSS.

800px Previdencia Social de Espigão do Oeste.RO F550x450 Como marcar uma perícia no INSSWikimedia Commons

Você vai precisar dos seguintes requerimentos:

  • Do NIT (Número de Identificação do Trabalhador) que pode ser encontrado no PIS/PASEP/CICI. Além dos dados do seu nome completo e de sua mãe, além da data de nascimento;
  • Sua categoria como trabalhador: contribuinte individual, facultativo, trabalhador avulso, segurado especial (trabalhador rural), empregado doméstico, empregado e desempregado;
  • A data do último dia trabalhado, além do CID constado no atestado médico que promoveu o afastamento e também o CNPJ da empresa;
  • Caso seja empregada doméstica, será solicitado o CPF e nome completo do empregador.

800px Instituto Nacional do Seguro Social F550x450 Como marcar uma perícia no INSSWikimedia Commons

Marcar perícia pela internet:

  1. Tenha em mãos os dados citados acima e abra o seu navegador de preferência. Vá até o seguinte endereço: http://www.dataprev.gov.br/servicos/auxdoe/auxdoe.htm
  2. Você será lembrado dos requerimentos para se fazer a perícia e ter direito ao benefício. Aproveite para conferir se possui tudo em mãos. Estando tudo correto e sem pendência, clique em “Requerimento”.
  3.  Abrirá uma janelinha do “Sistema de Administração de Benefício por Incapacidade”. Nela você terá uma caixinha de texto com uma imagem contendo uma sequência de letras e números. Digite na caixa de texto o que você está enxergando e clique em “Confirmar”.
  4. Agora você precisará informar o estado, município e data preferida na agencia mais próxima de você. Informe os dados clicando nas caixinhas com os dizeres “selecione uma opção”. Escolha na sequência, primeiro estado, depois município e pôr fim a data. Clique em “Avançar” para continuar.
  5. Agora você precisará dos dados já citados antes para preencher o requerimento. Responda todos os campos solicitados e confira os dados digitados antes de continuar. Estando tudo certo clique em “Avançar”.
  6. O seu requerimento vai estar formalizado, caso ainda seja solicitada uma nova informação informe e confirme. Após isso, basta você comparecer na agência, no dia e local marcados para o atendimento.

362px Hollie Little Pink Laptop F550x450 Como marcar uma perícia no INSSWikimedia Commons

Marcar por telefone:

  • Se você não conseguir fazer o agendamento da perícia pela internet, ligue para o telefone do instituto no seguinte número: 135. Os dados solicitados são os mesmos que você deveria fornecer pela internet. O atendimento por telefone costuma ser um pouco mais demorado que pela internet, no entanto é mais indicado para quem tem dificuldades com computadores, já que o atendente poderá oferecer ajuda.

Não deixe de correr atrás de seus benefícios, além de ser um direito seu, você pagou por isso. Os serviços oferecidos pelo INSS não são um favor, mas sim retorno justo as contribuições que você fez ao longo de sua vida profissional. Agende sua perícia e tenha tranquilidade, sempre que ocorrer imprevistos com sua saúde.

Boa sorte!

(Imagem Destacada: Wikimedia Commons)