Como medir amperagem com multímetro digital


p1

No ramo dos serviços de eletricidade, os profissionais eletricistas fazem uso de importantes instrumentos que auxiliam na execução dos trabalhos e, um dos mais importantes instrumentos utilizados em serviços de eletricidade, é o multímetro digital.

ce F550x450 Como medir amperagem com multímetro digitalNemo/Pixabay

Este instrumento é capaz de fornecer valores exatos sobre unidades de grandezas elétricas como: potência,  tensão, capacitância, voltagem e amperagem, sendo que esta última, é umas das unidades mais importantes, pois ela fornece os valores da corrente elétrica em um circuito, o que é muito importante na resolução de problemas e testes de funcionamento de dispositivos e equipamentos.

Este será o tema desse interessante artigo, que irá apresentar importantes dicas para quem deseja aprender a medir amperagem fazendo uso de um multímetro digital. Confira:

Como medir amperagem com multímetro digital

Para medir amperagem com multímetro digital é preciso:

  • Dominar as funções do multímetro digital;
  • Conhecer o símbolo do ampère;
  • Encostar as pontas de prova nos dispositivos a serem testados;
  • Observar os valores no visor do multímetro digital

Agora veja os detalhes de como fazer para medir amperagem utilizando um multímetro digital.

1º Passo: dominar as funções do multímetro digital

Se você quiser fazer uma medição de amperagem correta, você terá que dominar as funções do multímetro digital. O multímetro oferece medições de várias grandezas elétricas, e cabe a você mudar as funções para que o mesmo forneça os valores das medições. Então se você não tem nenhum conhecimento de elétrica, procure estudar um pouco e conhecer as três principais grandezas elétricas: tensão, corrente e cesistência – isto fará com que você saiba facilmente utilizar o seu multímetro digital.

uc F550x450 Como medir amperagem com multímetro digitalNemo/Pixabay

2º Passo: conhecer o símbolo do ampère

Como foi descrito acima, o multímetro digital apresenta as unidades de grandezas elétricas através de seus respectivos símbolos. Como já foi dito, a amperagem é a unidade da corrente elétrica e ela estará representada no multímetro digital através da letra ‘A’. Então, para medir amperagem, basta mudar a chave de seleções de funções e escalas para a escala representada pela letra A.

3º Passo: encostar as pontas de prova nos dispositivos a serem testados

Se você não encostar as pontas de prova do seu multímetro digital na entrada e no dispositivo a ser testado, você jamais conseguirá visualizar os valores de amperagem. Então observe os dispositivos a serem testados e procure a entrada de corrente, pois o seu multímetro terá que fazer uma ponte entre a entrada de corrente no dispositivo e saída do mesmo, sendo que a corrente terá que passar pelo seu multímetro para que o valor desejado seja fornecido.

Agora veja passo a passo como medir amperagem em seu multímetro digital.

Passo a passo

  1. Ligue o multímetro;
  2. Mude a chave seletora de funções para a escala A de seu multímetro;
  3. Pegue as pontas de prova de seu multímetro e observe que a ponta de prova com o cabo vermelho representa o positivo e a ponta de prova preta representa o negativo;
  4. Encoste uma das pontas do multímetro no polo onde esteja a entrada do fluxo de corrente elétrica e a outra ponta no dispositivo a ser testado, ou seja, no local onde esteja fluindo a corrente, seja numa lâmpada, numa contatora, ou qualquer outro dispositivo. (Lembre-se, jamais coloque uma ponta do multímetro no positivo e a outra no negativo, para medir amperagem, pois você poderá queimar o seu aparelho);
  5. Observe os valores fornecidos no visor e veja qual escala de amperagem é a mais adequada para os valores que você deseja verificar, em mili ampères, ampères, enfim, escolha a sua unidade desejada e mude a chave seletora.

Enfim, essas são as dicas para medir amperagem utilizando um multímetro digital, lembrando que também existe outro aparelho que também mede amperagem que é o alicate amperímetro. Neste aparelho é possível medir a corrente elétrica em fios e cabos elétricos.

Boa sorte!

(Imagem destaque: geralt/Pixabay)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !