Como medir o PH da água


7101897147_3c3919735d

A água é um dos bens mais preciosos que possuímos, além de ser fundamental para a manutenção da vida na terra. Embora a maior parte do planeta esteja submersa, a porcentagem potável é muito reduzida, principalmente devido à poluição e destruição de rios e nascentes. Para reverter esse quadro, a humanidade precisa não só rever uma série de conceitos, mas também inserir uma cultura de valorização da água e da importância que ela tem em nossas vidas.

A água potável, ou seja, aquela que é própria para o consumo deve conter uma série de pré-requisitos fundamentais para garantir a nossa saúde. O seu pH, bem como a salinidade e presença de outros íons deve ser medida constantemente para garantir a saúde de quem a consome. Além disso, a medição do pH também é fundamental para quem possui piscinas ou aquários e deseja garantir maior qualidade de vida aos seus peixinhos. Fique ligado nas dicas desse artigo e aprenda como medir o pH da água de maneira segura, barata e confiável.

6007059973 a913162cb0 Como medir o PH da água/jgoge/Flickr

Compreenda a definição de pH

O pH, ou Potencial Hidrogeniônico, como é conhecido na química, é um valor que representa a quantidade de íons de hidrogênio presentes em um meio. De acordo com a química, quanto menor o pH, maior a quantidade de íons H+ e, consequentemente, maior a acidez do meio. A escala de medição do pH vai de 0 a 14, sendo 7 o valor determinado como neutro. Valores menores que 7 são ácidos e os valores maiores que 7 são considerados básicos.

Conheça os fatores que alteram as condições de pH

São vários os fatores que podem modificar o pH de um meio qualquer. A presença de bactérias é uma das causas mais comuns de acidez, já que elas produzem substâncias que vão agir de forma a alterar o equilíbrio local. No caso de aquários, peixes que permaneçam mortos por muito tempo liberam substâncias, como amônia que depositam grandes quantidades de íons hidrogênio na água, o que acaba por causar uma modificação brusca na acidez da água. Para contornar esse problema, remova imediatamente peixes mortos e não permita que restos de ração se acumulem tanto na superfície quanto no fundo.

271465151 a5ec6c91ff Como medir o PH da água/flaviamartins/Flickr

Aprenda a medir o pH da água

Na química, existem diversas maneiras de medir-se com precisão o pH de um meio. O mais simples e barato deles, é o chamado papel tornassol, que apresenta uma modificação em sua coloração de acordo com a acidez da água. Basta mergulhá-lo, esperar alguns segundos e comparar a cor obtida com uma tabela presente na própria embalagem. É sempre bom lembrar que o pH ideal para a água, tanto de consumo quanto para a criação de peixes é 7. Qualquer valor muito acima ou abaixo disso, requer cuidados especiais para que não causem prejuízos à saúde, tanto de peixes quanto de humanos.

A importância da medição correta

De forma geral, o pH representa um dos melhores indicadores de contaminação de um meio, seja ele um rio, um lago ou até mesmo um aquário dentro de casa. Conhecer em detalhes os métodos utilizados para medir o pH vai proporcionar, além de mais saúde, um maior controle sobre bactérias e crescimentos anormais na água.

(imagem destaque:/gazhaywood/ Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !