Como medir ou testar um varistor


8410156950_440198f80b

Saber como medir ou testar um varistor é uma medida importante e necessária. Não somente para quem estuda eletrônica ou para quem trabalha com isso, como também aqueles que lidam diretamente e indiretamente com correntes elétricas. Por isso, se faz necessário conhecer um pouco sobre suas funções, o que ele representa e como medir ou testá-lo. Até porque um dia você terá que se deparar com esse tipo de dispositivo. Ele é de total importância e possui muita utilidade.

Conheça mais sobre o que é um varistor e sua funcionalidade e logo depois você terá uma lista de dicas de como medi-lo ou testá-lo onde quer que você esteja. Confira maiores detalhes e dicas valiosas a seguir. Bom proveito!

8409058713 f1d5c3507a Como medir ou testar um varistorlungstruck/Flickr

O que é um varistor?

É um componente eletrônico que oferece proteção a dispositivos eletrônicos contra descargas elétricas em curta duração. Ele protege qualquer equipamento contra os picos de tensões que de vez em quando ocorre durante o dia, a chamada falta de energia. Um valioso componente que tem esse grande benefício e uma excelente vantagem para você. Por isso, que vale muito a pena tê-lo em sua empresa ou residência.

Seu funcionamento é complexo, visto que, teria que estudar os fenômenos da física-química, mas ele age de forma automática, funcionando como uma resistência elétrica. Em vários aparelhos há a presença de varistor como: micro-ondas, TV, rádios, alarmes, instalações de semáforos, muitos eletrodomésticos, dentre outros.

Então, como você já sabe o que é um varistor, veja a seguir como testar ou medir para que você não seja enganado ou tenha um mal funcionamento. Siga as dicas abaixo.

Como Medir ou Testar Um Varistor

4462204949 b78854cb1e Como medir ou testar um varistordbreg2007/Flickr

É muito importante você testar um varistor. Isso deve ser feito sempre e de forma contínua devido ao aproveitamento que ele tem e seu uso habitual, ele não pode lhe deixar na mão. Por isso, abaixo tem uma lista de dicas de como você pode medir ou testar um varistor. Confira mais informações e fique por dentro.

Dicas

  • Antes de fazer o teste, desconecte o equipamento da tomada;
  • O varistor é um disco dourado brilhante semelhante a uma moeda em questão do tamanho;
  • Utilize um filtro ou protetores para que seu varistor tenha uma maior eficiência na hora de testar e usar. Os filtros produzidos em outros países são os melhores;
  • Se você observar pelo visual do varistor que ele está rachado ou trincado, pode ter certeza que ele não servirá para nada, jogue fora;
  • Com a escala x10K analógico, meça o varistor se ele não está em curto. Caso não der fuga alguma, então, provavelmente, ele está perfeito;
  • Também para testá-lo, utilize um multímetro na função OHM. Se você não estiver em casa, pode ir a uma loja de componentes eletrônicos que eles fazem esse serviço perfeitamente. Mas, se você tiver, pode colocar na escala X1K ou X10K. Para que você saiba que ele não apresenta nenhum defeito ou danificação, você terá que fazer a leitura. Ele não tem que apresentar nenhuma leitura no multímetro, se isso ocorrer, pode ter certeza que seu funcionamento dará certo.

2105641530 2b7c9aa80c Como medir ou testar um varistoroskay/Flickr

Com essas dicas, você tem um varistor de qualidade e funcionando seguramente.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: lungstruck/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post