Como medir parafusos e roscas


2092832465_90ca3e82af

A tecnologia mecânica é uma ciência que se desenvolveu durante os séculos, sendo que vários tópicos importantes foram criados e se tornaram verdadeiros parâmetros para o estudo e entendimento da medição de elementos de máquinas.

E um desses parâmetros da tecnologia mecânica é a medição de parafusos e roscas. Vários dispositivos foram projetados para que fossem feitas as medições com eficiência, como: paquímetros, micrômetros, trenas, réguas, enfim existem muitos dispositivos que podem ser utilizados na medição de parafusos e roscas.

Mas você que trabalha, estuda ou é um curioso sobre a tecnologia mecânica, você sabe como medir parafusos e roscas? Não? Então, leia este interessante artigo que irá apresentar dicas importantes de como medir parafusos e roscas.

800px PC Screws Como medir parafusos e roscasAfrank99/Wikimedia Commons

Itens importantes

Para medir parafusos e roscas é importante:

  • Conhecer as unidades de medição: milímetro e polegada
  • Conhecer os tipos de instrumentos de medição existentes
  • Conhecer os diversos tipos de parafusos

Detalhes de medir parafusos e roscas

Agora veja os detalhes de como fazer para medir parafusos e roscas.

  • Conhecer as unidades de medição: milímetro e polegada. O milímetro e a polegada são unidades muito utilizadas para saber as medidas dos parafusos e de suas roscas. Sendo que o milímetro é representado por “mm” e a polegada por “pol”. Para se entender com rapidez a diferença entre ambos, é importante salientar que o milímetro é dado por medidas decimais, por exemplo: 1 mm, 1,5 mm, 2mm, 2,5 e assim sucessivamente. Já a polegada é apresentada de forma fracionária como, por exemplo: 1/2, 5/8, 3/4 e sucessivamente. Entenda a diferença, 1 polegada equivale a 25,4 milímetro. Ou seja, 2 polegadas equivalem a 50,8 milímetro e assim sucessivamente. Entenda que os parafusos sempre serão apresentados com as suas medidas em milímetro ou em polegada.

314094590 2716c9743c Como medir parafusos e roscasmecredis/Flickr

 

  • Conhecer os tipos de instrumentos de medição existentes. Para medir parafusos e roscas deve se utilizar os instrumentos de medição como: paquímetros, micrômetros, trenas, réguas sendo que é importante conhecer as medidas em milímetro e polegada. Sendo que para entender o paquímetro e o micrômetro é preciso um estudo mais aprofundado ou um curso de mecânica básica, pois estes instrumentos fornecem medidas mais precisas, então para quem nunca estudou sobre os mesmos, é melhor se utilizar de réguas e trenas, sendo que estes instrumentos são de mais fácil manuseio.
  • Conhecer os diversos tipos de parafusos. Existem parafusos de diversos tipos como: parafusos de cabeça sextavada, parafusos Allen, parafusos de fenda, parafusos sem cabeça, enfim, uma diversidade de tipos, porém o tipo de parafuso não interfere na sua medida, sendo que estas denominações servem para identificar o formato da cabeça de cada parafuso, o que interfere diretamente em sua aplicação.

Como medir parafusos e roscas

Agora veja como medir parafusos passo a passo:

  1. Identifique o tipo de parafuso, fenda, sextavado, allen. Suponha que seja um parafuso sextavado.
  2. Meça o diâmetro do corpo do mesmo, utilize a régua ou a trena. Vamos supor que você meça um parafuso de ½ polegada, este parafuso, mede 12,75 milímetros.
  3. Após medir o corpo, meça o seu comprimento, utilizando a régua ou trena. Importante observar que você não deve medir a cabeça do parafuso, apenas a extensão da rosca. Vamos supor que este parafuso de ½ polegada, tenha 1 polegada de comprimento, ou seja, 25,4 milímetros.

Parafusos03 Como medir parafusos e roscasSteelman/Wikimedia Commons

Agora veja como ficará a descrição do parafuso medido no exemplo acima: arafuso sextavado de ½ polegada (diâmetro do corpo) por 1polegada (cumprimento do parafuso).

Viu como é fácil medir parafusos e roscas, o importante é você encontrar essas duas medidas e identificar o tipo de parafuso, assim você poderá medir qualquer parafuso.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: emanuele spies/Flickr)