Como medir a velocidade da internet Velox


internet_velox_teste

Os planos de internet devem funcionar, teoricamente, oscilando entre um valor mínimo no horário de pico e um máximo que representa a velocidade de contratação serviço. Porém, muitas vezes temos a impressão (ou a confirmação) de que estamos pagando por algo que funciona muito aquém das nossas expectativas. Vamos ensinar como você pode medir a velocidade do seu acesso Oi Velox sem pagar nada, através de uma entidade criada por grandes empresas do setor,  que visa avaliar e acompanhar os indicadores de qualidade da conexão banda larga fixa em todo o país.

Os planos da Oi Velox de conexão são um dos mais acessíveis, de baixo custo e fácil instalação do Brasil. Além disso, acompanham o sistema de telefone fixo com descontos, que tornam o negócio todo mais atrativo. Entretanto, nem sempre a coisa funciona como planejado, principalmente em termos de uma companhia telefônica que atende uma grande parcela da população brasileira, de norte a sul em um país de dimensões continentais.

internet velox teste 2 Como medir a velocidade da internet Veloxbytemarks /Flickr

Se a internet contratada parece funcionar abaixo do esperado, você pode fazer a verificação comprovando para fins de reclamação, tanto na empresa quanto junto a Anatel.

Passo a passo, como verificar sua conexão

  1. Acesse o site da Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga* pelo endereço http://www.brasilbandalarga.com.br/, projeto que visa verificar a qualidade da internet rápida no país, convidando usuários a se cadastrarem (o que não é necessário para fazer o teste) e participar do monitoramento.
  2. No menu “Banda Larga Fixa” que aparece à esquerda da tela, você terá a opção “Teste de Velocidade”, clique para ser direcionado para a página onde o teste será executado.
  3. Na página, você será informado se o seu navegador está em dia com as atualizações e requisitos básicos para que o aplicativo funcione. Verifique se a versão está correta e se necessário, atualize seu plugin Java. Habilite o JavaScript e desabilite qualquer plugin ou programa que possa interferir na conexão.
  4. Quando estiver tudo pronto, basta clicar em “Fazer o Teste Agora”. O site iniciará uma rotina que testará a velocidade de download e upload. Um pacote de dados será enviado para seu computador e depois retornado, assim será constatada a velocidade que a operação levou.
  5. Quando o envio e recebimento do pacote for finalizado, você será informado da taxa de download constatada, assim como a de upload. Tenha em mãos quais os valores deveriam funcionar no seu plano a fim de comparar. Por exemplo, internet de 10 MB deve funcionar a 10 Mbps. Se os valores estão abaixo do valor contratado, você tem confirmado que está recebendo menos banda do que está pagando.

internet velox teste eaq Como medir a velocidade da internet VeloxReprodução/Site

Procure realizar o teste várias vezes e em diferentes horários do dia, para verificar a oscilação dos resultados entre uma tentativa e outra. Se os valores forem abaixo do normal por mais de três vezes consecutivas você pode estar com problemas na conexão e deve entrar em contato com sua operadora Oi Velox e solicitar a manutenção e/ou reembolso dos valores pagos a mais.

*A Entidade Aferidora da Qualidade foi criada em atendimento à Resolução Anatel 574 e 575 de 28 de Outubro de 2011, como parte do processo de aferição dos indicadores de qualidade das redes de telecomunicações que suportam o acesso à internet em Banda Larga fixa e móvel no Brasil.

(Imagem destacada: jonbro / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !