Como memorizar melhor


4417776833_950a664ecb

No dia a dia, ou as vésperas de um concurso público, provas ou entrevistas de emprego, algumas pessoas sofrem com ansiedade que consequentemente provocam aqueles temíveis “brancos”. Decorar conteúdo é uma antiga e falha estratégia. Falha porque bastará esquecer uma palavra do texto para esquecer todo o restante. Portanto se você pretende melhorar a sua capacidade de memorizar conteúdos esqueça a chamada “decoreba”, confira as dicas de exercícios que vao turbinar o seu cérebro.

  1. Especialistas no assunto recomendam a estratégia da repetição, pois segundo eles, quando lemos um texto pela primeira vez, tomamos contato com o assunto e preparamos a mente, ou seja, assimilamos o assunto com bastante superficialidade. Na segunda vez é que realmente vamos memorizar. Exercício: Leia a primeira vez o conteúdo que precisa memorizar, depois leia o mesmo conteúdo em voz alta e em seguida explique o assunto. Assim estará submetendo tal conteúdo às 3 memórias que possuimos: a visual, quando relacionamos o conteúdo com imagens (na primeira ou segunda leitura), a auditiva (na segunda leitura em voz alta) e a sinestésica que consiste em repassar o conteúdo com gestos e movimentos, como se estivesse explicando o que aprendeu.
  2. Muitas vezes a dificuldade de concentração é que é na verdade a grande vilã da fraca memorização. Quem tem dificuldade de concentração precisa inserir em sua rotina exercícios específicos para incentivar a capacidade de concentração. Fazendo isso, a pessoa perceberá uma melhora significativa na memorização.

    5381195413 3a6d5e5858 Como memorizar melhor                                                                     bodolay/Flickr

  3. O cérebro precisa de incentivo para funcionar cada vez melhor, mas exigir dele melhor desempenho quando seu corpo e mente estão cansados é inútil. Melhor que lutar contra o insistente sono é mesmo descansar. Memorizar com cansaço físico e mental é praticamente impossível.
  4. A técnica do resumo é outra forma de assimilar e reter conteúdo de um texto ou livro. Ao terminar de ler um texto pela segunda vez, escreva o que entendeu à caneta ou digitando resumidamente. Se conseguir resumir o conteúdo é porque o entendeu e entendendo, o conteúdo permacecerá na sua memória, vindo à tona quando você acioná-lo através do pensamento. Mas esse é um exercício que precisa ser praticado e não só quando precisa decorar algo. Faça isso, se não for possível diariamente, pelo menos 1 ou 2 vezes por semana.
    Esse exercício não ajuda somente a decorar o assunto daquele texto, mas desperta o cérebro para memorizar melhor qualquer conteúdo. Pratique-o e sinta a diferença!
  5. Uma técnica utilizada por algumas pessoas e segundo elas, dão resultado é a de marcar texto. Seja grifando, circulando ou usando canetas marca texto.
    A técnica funciona assim: comece a primeira leitura e a cada palavra, termo ou trecho que achar que é “ponto chave” marque-o, depois leia pela segunda vez o texto e se sentir vontade de marcar , mais algum trecho, faça-o.Cada vez que precisar lembrar daquele conteúdo, provavelmente você se lembrará primeiro da parte grifada e em seguida virão sucessivamente o assunto por completo.

5843032561 b8bc8b990b Como memorizar melhor/albertogp123/Flickr

Além dessas 5 dicas de memorização de conteúdo, vale destacar também para exercícios de memória como, tricô, crochê, palavra cruzada, caça palavras, jogo da memória  entre outros exercícios que disciplinam o cérebro a desenvolver uma linha de rasciocínio daquilo que se está fazendo e isso melhora significativamente a memória como um todo.
Comece e passe a treinar sempre, independente de haver alguma prova ou entrevista de emprego; Tome como hábito exercitar a sua capacidade de memorização e viva melhor em todos os sentidos.

(imagem destaque: jerik0ne/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !