Como montar cabo vga


cabosperfil

Cabos Vídeo Gráfico ou VGA são as conexões básicas usadas para fazer a ligação entre um componente e um monitor. O computador que você está usando agora tem o seu próprio VGA: é o cabo usado para conectar o monitor à placa de vídeo. Uma conexão VGA básica precisa de um cabo, um plugue de 15 pinos (os pinos devem ser dispostos em três fileiras de cinco pinos) e três conectores RCA \’macho\’ para transmitir o sinal eletrônico. Se você quer ligar uma placa de vídeo a um monitor e não tem um cabo VGA, pode-se criar um, com apenas algumas noções de eletrônica e  materiais básicos.

cabo3 F550x450 Como montar cabo vga

Via Flickr

Materiais:

  • Um metro e meio de cabo CAT5;
  • Um soldador;
  • Um conector de 15 pinos macho;
  • Um conector de 15 pinos fêmea;
  • Um alicate stripper (decapador de cabos);

Todos esses itens são facilmente encontrados em qualquer loja de conserto de eletrônicos.

Passo a passo:

  1.  Use o alicate stripper para expor cerca de um centímetro do cabo CAT5. Isso irá expor oito cabos de quatro pares de cores: marrom e marrom-branco, azul e azul-branco, verde e verde-branco, laranja e branco e laranja.
    cabo Como montar cabo vga

    Via Flickr

  2. Conecte o cabo CAT5 na parte traseira do conector de 15 pinos macho. Isso deverá ser feito em uma seqüência específica para garantir uma ligação funcional. Em sua cabeça enumere os pinos de 1 a 15, começando no canto superior esquerdo da parte frontal do conector macho. Solde os cabos a seguir para a parte traseira do pino correspondente: Laranja para o pino 1, verde ao pino 2, azul para o pino 3, laranja-branco para o pino 6, verde-branco para o pino 7, Azul-Branco para o pino 8, Marrom para o Pino 13 e Marrom-Branco para o pino 14.
  3. Teste cada um dos pinos no conector de 15 pinos macho. Se você não tiver um multímetro à mão, pode ir à loja de consertos de eletrônicos e solicitar um teste. Esse passo não é necessário, mas é uma garantia de que o cabo irá funcionar antes do restante ser montado, pois se ele não tiver continuidade e você terminar o cabo, o monitor pode mostrar uma imagem distorcida.
  4.  Monte a capa do conector, assegurando que a do conector de 15 pinos macho fique bem presa e que nenhum fio esteja encostando sua parte decapada na capa. Algumas capas de 15 pinos de metal vão permitir que você proteja o conector de 15 pinos macho simplesmente encaixando-o, outros exigirão que você solde a capa para ela ficar presa. Se for o caso de soldar, prenda o conector de 15 pinos macho dentro da capa de metal usando o polegar e, cuidadosamente, solde as extremidades sem deixar que a solda escorra para dentro do conector.
  5.  Use o alicate stripper para expor cerca de um centímetro do cabo CAT5 na outra extremidade. Separe os oito fios em seus pares de cores. Solde cada um dos cabos na mesma seqüência utilizada no passo 2. Agora basta encaixar ou soldar se for o caso, e nosso cabo estará pronto para o uso.
    cabofinal Como montar cabo vga

    Via Flickr

Dicas:

  • Embora você precise adaptar alguns procedimentos para descobrir como criar cabos diferentes, o processo básico descrito acima pode ser usado para criar cabos de áudio, VGA para VGA e cabos de vídeo.
  • Tenha cuidado enquanto solda as peças. A solda é extremamente quente e pode causar queimaduras. Erros de solda podem tornar a conexão VGA inutilizável, por isso fique atento a todo o procedimento. Sucesso e até a próxima!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !