Como montar som profissional para festas


som

Para animar a sua festa um bom conjunto e equipamento de som são essenciais, a fim de não só permitir que as pessoas dancem, mas também para garantir aquela ambientação gostosa, aconchegante, típica de festas. Para ter um som excelente em sua festa, é importante ter uma série de cuidados, e procedimentos, a fim de garantir a qualidade do seu evento. Nesse texto iremos ver passo a passo, como montar um som profissional para festas, e algumas dicas gerais para que a sua festa seja um sucesso.

2390379537 5f16fd9c6a z F550x450 Como montar som profissional para festasdjtwitch23 / Flickr

Definindo os equipamentos

O som da festa deve se adequar a realidade do ambiente em que a festa ocorre. Em geral, não é necessário um som muito potente, ele deve ser forte o suficiente para atingir apenas o ambiente da festa. Pelo fato de que após as dez horas da noite, o som não pode ter um volume muito alto, para não incomodar os vizinhos, nem desrespeitar a lei. A exceção é se o seu salão de festas estiver longe de alguma área residencial, mas mesmo assim, o som não deve ser alto ao ponto de impedir as pessoas na festa de conversarem. Então em síntese, teste os equipamentos, caixa de som, alto falantes, microfones, e veja se o volume e potência são adequados ao ambiente. Ao mesmo tempo que o som deve ser potente o suficiente para atingir todo o salão, ele não deve ser alto para incomodar os vizinhos, e as pessoas da festa que não querem dançar, mas apenas conversar. Se os equipamentos produzirem uma potência muito acima do necessário, você poderá diminuí-los, a fim de reduzir os custos com o seu aluguel e utilização; e na potência abaixo do esperado, deverá trocá-los, ou adicionar mais caixas de som.

Entendendo e aplicando o conceito de múltiplos ambientes

O ideal em qualquer festa, é que ela seja pensada de forma a criar múltiplos ambientes, mesmo que esses ambientes não sejam claramente delimitados. Parte-se do princípio de que as pessoas vão as festas para celebrar, mas estando ali tem interesses diferentes: uns querem dançar, outros comer, outros conhecer ou se relacionar com pessoas, etc. Embora em certo grau todos façam um pouco de cada, é importante que o seu sistema de som contemple, de certa forma, todos esses públicos. Mesmo que a divisão desses ambientes não seja clara, pense em um canto do salão onde ficará a pista de dança, e o som deve ser direcionado de lá, para o restante do salão, e não deve ser distribuído uniformemente pelo ambiente. Dessa forma, o local do jantar, ou alimentação, deve estar no extremo oposto, onde o som chega mais baixo, e o ambiente de convivência no meio. Se o local da festa, comportar uma grande estrutura, é possível fazer a divisão de ambientes, dessa forma você terá que instalar sistemas de som independentes em cada um deles.

2367351700 8fb3da272b z F550x450 Como montar som profissional para festasthegreatexperimental / Flickr

Outros detalhes

O principal fator a ser considerado na montagem de um som profissional para festas, é o que foi exposto, o som deve se adequar ao ambiente, ser agradável, e promover o seu propósito, seja ele criar um ambiente para dança, convivência, etc. Mas alguns fatores que devem estar juntos para que tudo seja um sucesso: um ótimo DJ, e um microfone. Os dois elementos são importantes, para se o dono da festa eventualmente quiser se pronunciar de alguma forma, e para controlar e selecionar as músicas, bem como atender os pedidos das pessoas.

Esperamos que com nossas dicas você consiga montar o seu som!

(Imagem destaque: Gerard Roche / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !