Como montar sua cozinha – dicas


cozinha1alt

A cozinha tem um papel muito importante em uma residência, afinal será ali que iremos preparar nossas refeições e muitas vezes também será ali mesmo que iremos nos reunir com a família para degustá-las, por isso mesmo deve ser dada uma atenção especial ao projeto da mesma, desde de a planta até o momento da decoração em si.

Apesar de parecer algo simples esta pode ser uma tarefa bem complicada e vir a trazer sérios problemas no futuro portanto é melhor planejar tudo antes do que ter que vir a fazer uma reforma para acrescentar, substituir ou mesmo retirar algo depois de pronta. Veja a seguir dicas importantes para você tornar a tarefa de montar uma cozinha desde o projeto até o acabamento e decoração, algo gostoso e prático de se fazer assim como os pratos que futuramente irá preparar na mesma.

cozinha2 200x300 Como montar sua cozinha   dicas

Via Flickr

Decidindo o projeto.

A primeira a coisa a ser considerada ao se projetar uma cozinha na planta de uma casa é á área que ela irá ocupar dentro dele, porém deve-se levar em consideração ainda outros  itens:

1.  Espaço necessário – Avalie o espaço que irá precisar para que sua cozinha seja ao mesmo tempo funcional, prática, e organizada. Leve em consideração o modo como pretende usar sua cozinha, se irá somente usá-la para preparar os alimentos ou ainda se irá usá-la para fazer todas as refeições diárias como café da manhã, almoço e jantar por exemplo.
Caso você se decida pela segunda opção poderá então colocar no projeto uma cozinha tipo americana onde se tem à área operacional conjugada à sala de jantar sendo que a medida ideal seria algo como 3,5 metros x 6,5 metros divididas da seguinte forma:

  • Área operacional 3,5 metros x 3 metros
  • Sala de jantar 3,5 metros 3,5 metros

O ideal é que ambas sejam separadas por um passa pratos (balcão que poderá ser confeccionado em madeira ou alvenaria e é usado como divisória entre os dois ambientes).

cozinha3 300x217 Como montar sua cozinha   dicas

Via Flickr

 

2.  Posição na planta – Deve-se de preferência colocar a cozinha nos fundos do imóvel, seguido se possível por uma área de serviço isto ajuda a compor a rede de esgoto (Não deixe de criar uma boa caixa de gordura para a coleta dos resíduos que sempre são um problema para o encanamento causando entupimentos se mal projetado). Evite criar a cozinha no meio da planta isto poderá lhe causar muitos problemas para distribuir os outros cômodos incluindo a estética e o designer da residência.

3.  Janelas e portas – Quando for solicitar o profissional que irá fazer a sua planta diga a ele que tem preferência por colocar uma janela bem ampla pois mesmo com um sistema de exaustão o acúmulo de gordura poderá ser bem diminuído com esta simples medida. As portas também exigem a mesma atenção sendo que a de acesso à área ou aos quintal dos fundos deve preferencialmente ter no mínimo 0,80 metros de largura para que
você não venha a ter problemas para transitar com móveis ou artefatos maiores.

cozinha4 300x199 Como montar sua cozinha   dicas

Via Flickr

As portas de acesso interno devem se possível seguir o mesmo padrão ou no
mínimo 0,70 metros e não deixe de colocar uma para o corredor de acesso ao restante da casa se este existir, de preferência ao modelo de dobradiças tipo sallon ou seja aqueles que possibilitam abertura para ambos os lados e lembre-se de escolher um modelo de porta onde se possa ver bem o que acontece em ambos os lados dela para evitar acidentes ou trombadas.

4.  Revestimentos
- Quando depois de construída as paredes deve-se atentar para o revestimento do piso e paredes.

  • Para o piso de atenção ao contra piso que deve ser feito dentro dos padrões e principalmente o caimento deve ser bem cuidado para que a água em futuras lavagens sigam sempre para uma caixinha de capitação que deverá ser colocada em um dos cantos da cozinha. Nunca coloque a caixa de capitação no meio da cozinha ou próximo as portas de acesso.
  • A cerâmica usada deve ser preferencialmente em cores evitando-se o branco total ou o inverso como cores muito escuras, o ideal é que tenham algum tipo de desenho usando ambos os tons. Deve-se ainda usar uma cerâmica de qualidade de preferência PI 5 ou mais que é de maior resistência a abrasão e a produtos de limpeza que contem muita química em sua composição. Evite o uso de porcelanato brilhante por ser muito liso e escorregadio, e também jamais use piso antiderrapante pois acumula sujeira e gordura.
  • Para as paredes atenção especial ao chapisco que deve ser preparado com o traço correto e assim aplicado para evitar desprendimentos e futuras trincas durante a dilatação normal da obra. O reboco
    deve ser feito de maneira que respeite o máximo o plumo e nível junto ao teto e piso para evitar muitos cortes na cerâmica. Caso as paredes não
    estejam feitas no plumo deve-se aproveitar para corrigir este problema mesmo que isto leve a um gasto maior de argamassa. O plumo é muito importante para uma boa aplicação do revestimento cerâmico.
cozinha5 300x200 Como montar sua cozinha   dicas

Via Flickr

5.  Sistema de exaustão – Este deve ser pensado antes mesmo do acabamento de reboco e revestimento para evitar possíveis quebras necessárias em caso de se optar por embutir o(s) exaustores nas mesmas.

Depois de decidido todas estas etapas e após a conclusão do projeto você irá decorar e mobiliar sua cozinha.Devemos levar em consideração que em uma cozinha conjugada ou não, o importante é a boa distribuição do espaço operacional da mesma. Este deve ser pensado para que possa trazer para o usuário o maior conforto e facilidade de uso sem contar que deve proporcionar funcionalidade e dinamismo já que vivemos em um mundo em que tempo é dinheiro. Veja as dicas:

Armários – Todo mundo acha lindo aquelas cozinhas de filmes de Hollywood
com aqueles armários enormes até o teto… Concordo, muito bonito mesmo. Mas será que funciona? Leve em consideração a estatura das pessoas de sua família se forem todos altos tudo bem vá lá mas e sem forem todos de estatura mediana que é o padrão brasileiro, na maioria das vezes será necessário o uso de uma escada ou banco para poder ficar pegando as coisas no armário e isto é bem desagradável e cansativo sem contar que é muito perigoso. Logo… De acordo com este raciocínio escolha o que melhor se adapta a sua família.

  • De preferência aos armários modulados ou seja você escolhe o projeto eles vem e montam de acordo com suas necessidades e se necessitar no futuro acrescentar ou mudar  alguma peça fica mais fácil. Prefira também armários confeccionados em aço por serem mais duráveis e resistentes a água principalmente próximo a pia ou embaixo dela, porém se preferir madeira use no mínimo MDF revestido com fórmica jamais use aglomerado vai passar raiva em breve quando começar a desmanchar
    sozinho.
  • Distribua os armários de forma que fique em linha em uma mesma parede os que irão guardar os alimentos panelas, talheres e pratos e cuide para que esta seja paralela a parede onde fica a pia e o fogão se puder incluir a geladeira melhor, ou seja de frente uma parede para a outra isto facilita a movimentação e o acesso durante o serviço.
  • Faça o possível para que na parede situada a 90° graus (no L) seja colocado um armário para guardar produtos e utensílios de limpeza.
cozinha6 300x251 Como montar sua cozinha   dicas

Via Flickr

Mesas e cadeiras
- Evite o máximo colocar mesas e cadeiras na área operacional, aliás, o local certo para isto é na sala de jantar. Prefira o uso de balcões com tampo de pedra próximo a pia para manuseio dos alimentos à usar uma mesa nesta área. Prefira também mesas com tampo de vidro por serem mais higiênicas e fáceis de limpar, preferencialmente use vidro temperado pois  caso venha a quebrar são menores as chances de ferir alguém. As cadeiras podem ser tubulares em metal ou madeira ambas com estofamentos sintéticos. Evite o uso de tecidos nos estofamentos pois acumulam gordura com facilidade.

Dicas finais:

  • Se possível use um triturador de lixo acoplado a saída da pia ajuda a evitar entupimentos na tubulação de esgoto.
  • Evite usar gesso no teto pois a gordura e água o danificam com facilidade prefira o revestimento de PVC mais prático de colocar e limpar.
  • Evite o uso de cortinas nas janelas acumulam gorduras e pó o que não é bom na cozinha.
  • Se possível use um sistema de aquecimento de água á gás ou elétrico facilita na lavagem e limpeza de utensílios.
  • Cuide para que se tenha boa iluminação na área operacional. De preferência ao uso de luz fria (fluorescente)
  • Use se possível um filtro para toda a água que for usada na cozinha isto evita o uso de filtros convencionais e garante que toda a água usada e de boa qualidade.

Creio que estas dicas irão lhe ajudar a projetar e montar com mais segurança e qualidade sua cozinha. Tenha em mente que uma boa cozinha tem que ter tudo o que você precisa sem excesso e que deve ser e estar sempre organizada. A
funcionalidade e praticidade do uso dos utensílios, móveis e eletrodomésticos
deve ser priorizado pois isto lhe poupara muito tempo para que você gaste ele
se divertindo com sua família. A você um grande abraço e boa sorte.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

3 replies to this post