Como montar um auto center


Via Flickr

Muitas pessoas trabalham por diversos anos numa determinada área e depois resolvem se aventurar no negócio próprio. É uma possibilidade maior de crescimento, mas também há uma necessidade maior de crescimento, pois um negócio próprio exige muita dedicação e sabedoria. Na área de mecânica acontece muito essa migração de empregado a patrão, pois a experiência pode contar na hora de conseguir clientes e alavancar as vendas de produtos e serviços. Mas o ponto central da questão é como abrir um auto center. Quais as burocracias que podem emperrar que o negócio se concretize. Nem todas essas perguntas tem respostas, visto que em alguns casos elas não são tão práticas quanto parecem.

4491246333 4901424f19 Como montar um auto center

Via Flickr

  • Antes de mais nada procure orientação de algum consultor na área de empreendimentos, para saber as possibilidades do negócio prosperar. Se não tiver muito dinheiro para contratar alguém para fazer esse serviço especialmente, o ideal seria procurar o Sebrae, pois eles possuem todo esse trabalho de consultoria, e fazendo alguns cursos com eles, esse serviço pode ser incluso no pacote.
  • Defina o tipo de negócio que abrangerá o seu auto center. Parece que essa é uma questão logica, mas atente-se que um auto center trabalha em dois viés, o do comércio e da prestação de serviços. O ideal, se acaso o dinheiro de investimento for suficiente, é se utilizar das duas formas. 

Onde montar:

  1. Um auto center não deve ser montado em lugares muito sofisticado. Se o foco for a prestação de serviços, pode ser montado num bairro de movimento razoável e trabalhar com um público mais local. Se o foco for o comércio, o ideal e que seja montado no centro da cidade para fornecer produtos a pronta entrega para mecânicos da cidade. Nesse ultimo caso o investimento é alto.
  2. Lembre-se que um bom prestador de serviços, depois de conseguir uma boa clientela, nunca ficará sem serviços a fazer. Por isso não se preocupe muito com a localização nesse caso. Não há necessidade de ser muito movimentada a rua para que as pessoas procurem a sua empresa para solucionar problemas no carro. Já no que tange ao comércio, o ideal é trabalhar mais centralizado e cuidar muito dos preços praticados na concorrência.

Burocracia:

  • Para abertura de qualquer empresa, o ideal é repassar a parte burocrática a um contador, pois a sua experiência fará com que a empresa tenha maior possibilidade de ser inscrita no simples federal. Claro que uma auto center com foco em comércio de peças, dificilmente conseguirá ser inscrita no simples, pois são muitos produtos a se vender.
  • Normalmente as principais inscrições, além do CNPJ, são na junta comercial, receita federal, prefeitura da cidade para conseguir alvará de funcionamento, o qual somente será emitido após a visita do corpo de bombeiros. 

Equipamentos necessários:

  • Um elevador com capacidade maior a 2000 Kg, mas se for possível, o ideal é comprar um com capacidade para 3000 Kg. 
  • Um rampa hidráulica para fazer alinhamento e balanceamento de pneus.
  • Máquina para fazer cambagem e balanceadora digital.
  • Montadora de pneus entre outros equipamentos.
4491875494 ff7b70e273 Como montar um auto center

Via Flickr

Além desses equipamentos diretamente ligado ao serviço, pode ser preciso um computador, calculadora, catálogos de amostragem etc… O ideal é procurar uma consultoria para tirar as dúvidas. Boa sorte e sucesso sempre!