Como montar um berçário


berçario4

Berçário é uma creche para bebês, onde os pais que trabalham fora deixam seus filhos por meio turno ou turno integral.

O berçário, maternal ou jardim da infância, como também é chamado, pode ser público, mantido pela administração municipal ou particular com fins lucrativos.

Qualquer pessoa maior de idade pode abrir um berçário, sem necessariamente ser formado em pedagogia, mas não se livra de contratar funcionários formados nessa área.

Se o proprietário(a) desejar também ser diretor(a) do berçário, aí precisará  ter formação em pedagogia, já que os três primeiros anos da vida de uma criança são determinantes para um crescimento e aprendizagem saudável.

berçario2 Como montar um berçário

Via Flickr

Além de normas de segurança que um berçário deve adotar, liberação do corpo de bombeiros da sua cidade, ainda precisa ter bem claro que, se o berçário é para fins lucrativos, então será como qualquer empresa e precisará de uma gestão eficiente para gerar lucro.

Para isso é bastante útil recorrer à Biblioteca do Sebrae para saber dos passos e providências que podem ser vitais para uma empresa desse ramo.

Entre os requisitos quanto a instalação e aos equipamentos exigidos, eis alguns deles:

O Berçário precisa estar localizado em zona urbana e de fácil acesso.

Os berços precisam ter certificação do INMETRO. As fábricas ganharam até dezembro de 2012 para se adequarem nas normas de segurança, estabelecidas pelo Instituto. Portanto se você vai comprar os equipamentos agora é bom que eles já estejam adequados.

Se você já os tem, precisará, mesmo assim, saber das normas de segurança e tentar adequar a mobília que já possui.

Os brinquedos devem ser de caráter lúdico e/ou educativo e possuir o certificado do INMETRO.

É preciso observar também a faixa etária para a qual o brinquedo é indicado e respeitar isso.

berçario11 Como montar um berçário

Via Flickr

Alguns dos móveis e equipamentos que precisará ter:

  • Berços, um para cada criança
  • Mesas com cadeira ou bancos infantis
  • Colchonetes
  • Brinquedos de Play Ground
  • Utensílios e eletrodomésticos de cozinha. Se for acima de 20 crianças é bom que sejam industriais.
  • Mobília e livros para biblioteca
  • Tv, DVD, Aparelhos de som para música, filmes e desenhos infantis recomendados
  • Canal por assinatura
  • Computadores, impressora e internet
  • Telefone e celulares
  • Uniformes para funcionários
  • Mobília para todos os ambientes: dormitório, refeitório, escritório, biblioteca, brinquedoteca, sala de atividades, sala de espera, etc. Isso depende do imóvel que escolher para instalar o berçário.

Quanto cobrar pela mensalidade?

Para chegar a um valor adequado para ambas as partes e para ser competitivo, é preciso saber quanto seus concorrentes estão cobrando, o que eles oferecem às crianças e aos pais por esse valor e balancear com suas despesas fixas previstas.

Isso não significa que você deverá automaticamente cobrar menos que seu concorrente. Seu berçário pode ser mais ou menos sofisticado, de forma que os preços podem ser diferentes, desde que haja a justificativa. Porque a mensalidade do seu berçário custa mais? Ou menos?

Um consultor do Sebrae pode gratuitamente ajudar também nessa tarefa que parece fácil, mas que pode influenciar no sucesso e principalmente na viabilização do negócio.

berçario3 Como montar um berçário

Via Flickr

Sugestões de nomes

Quando os pais escolhem um berçário para deixar seus filhos, eles precisam ter a segurança de que a criança será cuidada com amor e empenho. E o nome do berçário já ajuda na primeira impressão.

Pense em nomes que lembrem estórias infantis, como: Reino Encantado ou Mundo das Fadas, por exemplo.

Evite sobrenomes, a menos que seja bem conhecido e de excelente reputação. Nomes que remetem a religiosidade também costuma surtir um bom efeito.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post