Como montar um cardápio semanal


almoço1

O cardápio semanal é uma forma de organizar a sua semana, economizando tempo e facilitando a rotina. Com ele, você sempre sabe o que vai cozinhar no dia, quais os ingredientes que precisam ser comprados e quanto tempo precisará para fazer os pratos.

almoço2 F550x450 Como montar um cardápio semanal

Via Flickr

Além de otimizar o dia a dia, o cardápio semanal faz com que você tenha uma rotina e preste atenção nos alimentos que você está consumindo, o que facilita que se siga dietas saudáveis. Confira as dicas.

Pegue um caderno e anote as preferências familiares, tudo o que a sua família gosta e não gosta de consumir. Anote depois pratos que você sabe fazer, que são práticos, rápidos e gostosos, que levem os ingredientes preferidos da sua família.

A quantidade de pratos deve ser maior do que um prato por dia por uma semana, para que você possa dar uma variada no cardápio. Não se esqueça de colocar as saladas no preparo, pois não é difícil de fazer, apenas lavar os legumes e verduras bem e, os que precisam, podem ser deixados pré-cozidos e congelados.

almoço3 F550x450 Como montar um cardápio semanal

Via Flickr

Alguns alimentos como o arroz e o feijão podem ser feitos em grandes quantidades e separados em pequenas porções para serem consumidos durante a semana. Lembre-se de conservá-los corretamente na geladeira e no congelador, para não estragar.

As carnes, principalmente bifes, podem ser guardadas temperadas, também em uma quantidade maior, e durante a semana você pode inovar fazendo receitas diferentes como grelhado, à parmegiana, à milanesa, frito, com molho madeira, entre outras.

Deixe um ou dois espaços na agenda para fazer massas, as mais variadas possíveis. Varie no tipo de massa – como exemplo macarrão, rondelli, nhoque, lasanha, canelone – e também no tipo de molho – como vermelho, rose ou branco.

Planeje também o café da manhã e o jantar, para que você não se preocupe com nenhuma refeição. Lembre-se de manter uma dieta equilibrada e saudável consumindo cereais, frutas e sucos naturais no café da manhã, saladas e legumes no jantar.

almoço4 F550x450 Como montar um cardápio semanal

Via Flickr

No almoço, prepare sempre o arroz, feijão, a carne ou substituto, uma guarnição, um tipo de salada e a sobremesa. Para otimizar o tempo, prepare sobremesas rápidas e saudáveis como por exemplo frutas, salada de frutas e gelatina, que você também já pode deixar pronto.

Se você não conhece uma grande variedade de pratos, procure introduzir semanalmente um prato novo no cardápio, assim, você e sua família podem experimentar coisas novas sem atrapalhar na rotina da casa.

Você pode alterar o cardápio da semana de acordo com as promoções do mercado, caso você faça compras semanalmente. Quando for às compras, lembre-se de levar a lista completa de ingredientes e evite comprar alimentos fora do planejado, evitando o desperdício de dinheiro.

almoço5 F550x450 Como montar um cardápio semanal

Via Flickr

E por ultimo, lembre-se de anotar detalhadamente tudo o que você precisa. Faça uma tabela com Café da Manhã, almoço e jantar para cada dia, de segunda a sábado e anote todos os pratos que entrarão no almoço, inclusive as bebidas e a sobremesa. Deixe o domingo, o dia que geralmente se tem mais tempo, para improvisar e fazer receitas mais elaboradas.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post