Como montar um consultório odontológico


dentist-79651_640

Recém-formados em odontologia ou aqueles que ainda estão cursando e que desejam se antecipar sabendo como se monta um consultório, encontrará aqui, dicas e passo a passo, para facilitar e começar a atuar formalmente com grandes chances de obter resultado positivo desde o início. Como planejamento é palavra chave para qualquer empresa, com o consultório odontológico não é diferente.

Você vai precisar de

  • Um ponto comercial para a instalação da clínica com pelo menos 3 repartições, além do banheiro. Uma para recepção, outra para o consultório em si, uma terceira para guardar estoque de materiais e também poderá servir de escritório para a parte burocrática da clínica e o banheiro, que é fundamental.
  • Uma lista com todos os itens e mobiliário específico de um consultório odontológico, que certamente todo estudante da área tem acesso durante o curso.

800px Dental hygienist Como montar um consultório odontológicoBarbaricino/Wikimedia Commons

Como fazer

  1. Com a lista de materiais e mobiliário específico em mãos, faça pelo menos 3 orçamentos para identificar o fornecedor que mais se adéqua à sua realidade. Se não tiver todo o capital necessário, a maioria dos bancos oferecem financiamentos para iniciar um negócio, procure mais informações com o gerente de uma agência.
  2. Encontre um ponto comercial para a instalação da clínica e antes de concretizar a locação solicite ao departamento de vigilância da prefeitura, uma vistoria para saber se o local é propício ou não.
  3. Se conseguir fazer isso na ordem proposta aqui, evitará prejuízos ao locar um imóvel e depois saber que ele não pode ser usado para a instalação de qualquer unidade de saúde.
  4. Procure um escritório de contabilidade para abrir formalmente o consultório. O contador haverá de solicitar uma série de documento, pagamento de taxas, como acontece na abertura de qualquer negócio.
  5. Com o imóvel liberado pela vigilância sanitária e o contrato de locação concretizado é hora então de adequá-lo. A instalação de todo o equipamento deverá ser feito por um técnico da empresa que o vendeu, já a pintura da fachada, da recepção, a colocação de móveis, instalação de computador, pode ser coordenado por você ou por alguém que o represente.

    800px Dental Chair UMSOD Como montar um consultório odontológico AndrewHorne/Wikimedia Commons

  6. Antes de iniciar o atendimento é válido procurar por uma agência de publicidade para “desenhar” o perfil da sua clínica. O profissional criará um logotipo, fará um plano de mídia que identifique qual é o melhor meio de divulgação para o público que pretende atingir (elite ou popular), etc.
  7. Com todas as cinco etapas anteriores cumpridas, é hora de começar a atuar efetivamente. Uma ideia adotada por alguns recém-formados para adquirir prática é atender de forma voluntária ou cobrando apenas os custos do serviço feito uma escola, creche ou beneficiários de programas sociais do governo. Esse tipo de prestação de serviço, faz um bem enorme a todos os envolvidos, ao público que dificilmente se preocupam com a saúde bucal e para o profissional que adquire mais prática.

800px Dental office Como montar um consultório odontológicoOwn/Flickr

Agora você sabe como montar o seu consultório odontológico. Inicie os trabalhos e organize o fluxo de caixa, agendando pagamentos para os períodos do mês em que entrar mais dinheiro, como por exemplo, na semana de pagamento dos funcionários público e privados. Isso vai depender da sua clientela, da localização da clínica e de outros fatores, que o proprietário só irá saber conforme atua. Com essas dicas básicas dá para começar a trabalhar, de forma organizada e fluente, aproveite todas e coloque seu objetivo em prática.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque:  David Mark/Pixabay)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !