Como montar um cronograma


1464233920_41167c1cd4-F550x450

Seja para a entrega de um trabalho, de um projeto ou de um estudo que deve ser feito até determinado dia, o planejamento é fundamental para o sucesso do que se pretende realizar. Você vai precisar, basicamente, saber plenamente dos seus horários para todas as atividades da semana. Seja bem sincero consigo mesmo, não adianta montar um quadro de horários se ele é um tanto quanto irreal. Além disso podem ser necessários papel ou, caso prefira, programa de computador para edição de textos ou planilhas.

237150912 26fa319c56 o F550x450 Como montar um cronograma

Via creativecommons

Veja então como montar um cronograma:

  • Escreva todas as atividades da semana, inclusive aquelas feitas nos finais de semana. Há situações em que o prazo está muito curto e sábado e domingo deverão ser usados, sendo assim, considere tudo o que você faz, coloque no papel até mesmo os horários que fica de bobeira na internet, vendo tv, etc.
  • Já com tudo escrito, é hora de pegar o papel e fazer uma tabela com 7 colunas, que serão os dias da semana. O número de linhas vai depender do que você vai fazer.
  • Comece colocando as atividades essenciais e que não podem ser modificadas de jeito nenhum.
  • Acrescente agora aquelas que podem ser, de certa forma, adiadas ou antecipadas, ou seja, aquelas mais flexíveis.
  • Procure separar no cronograma um momento para você, seja para fazer nada, para ler besteiras na internet, para assistir ao seu programa de TV favorito, enfim, considere um espaço para a sua mente relaxar.
  • Separe também o momento para as paradas de almoço, lanche e janta. Esses também não podem faltar.
  • Estabeleça horários que são possíveis de serem cumpridos. Por exemplo, se você fizer uma atividade por mais de 50 minutos seguidos, a sua atenção poderá começar a declinar, sendo preciso  reservar 10 minutos para descanso. Portanto, não coloque três a quatro horas ininterruptas somente para uma atividade, sem uma pausa no meio, porque isso não trará bons resultados. Se a maior parte da carga horária for coberta pelo trabalho, separe dentro dela alguns minutos para você tirar um descanso. Você verá que sua qualidade de vida mudará completamente.
  • Se o seu cronograma englobar os finais de semana, tenha em mente que são dias que você pode desenvolver mais atividades, porque são os momentos em que o compromisso com o trabalho não toma todo o tempo. Por outro lado, considere também que é no final de semana que você pode sair e passear. Por isso o equilíbrio entre os compromissos e as atividades obrigatórias é muito importante.
shutterstock 113772496 F550x450 Como montar um cronograma

Via creativecommons

Seja para o que for, montar um cronograma é relativamente fácil, o mais complicado é segui-lo à risca. Normalmente as pessoas burlam algumas partes e no final de tudo acabam não cumprindo completamente, chegando a se sentirem impotentes perante tanta coisa a ser feita. Isso só acontece porque a pessoa se engana colocando horários que sabe que não vai cumprir. Para ter sucesso no cumprimento, deve-se ter uma certa dose de disciplina.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post