Como montar um laboratório de prótese dentária


4203028677_7fc8cb602c

Para os interessados em montar um laboratório de prótese dentária é necessário ter formação em Odontologia ou o curso técnico de prótese dentária. Um laboratório desse porte precisará proporcionar um ambiente voltado para ajudar o dentista como também seus pacientes para a solução que leve a uma melhor qualidade de vida após, muitas vezes, problemas traumáticos que afetam o bem-estar social.

O dentista diagnostica as necessidades do paciente e o protético procurará adaptar as necessidades do paciente a uma prótese, como uma dentadura, por exemplo, que resolve a falta de dentes de uma pessoa.

800px US Navy 040617 N 0050T 003 Dental Technician 2nd Class Robert Willis from Jacksonville Fla. fabricates a set of dentures in the Dental Lab Como montar um laboratório de prótese dentáriaU.S. Navy photo by Photographer’s Mate 2nd Class Patricia R. Totemeier/Wikimedia Commons

Além de realizar a fabricação de dentaduras, o laboratório de prótese dentária produz pivôs, pontes fixas e pontes móveis e diversos outros acessórios e objetos fabricados de gesso e também de cera. São produtos voltados para solucionar problemas naturais de falta de dentes ou para diversas patologias visando a melhora para não afetar a arcada dentária.

  • Para um profissional protético montar um laboratório para atuar no mercado, é preciso ter para investir ao menos uns 7 mil reais que cobrirão os custos iniciais. O profissional necessitará associar-se com dentistas do mercado para garantir uma boa rentabilidade já de início das atividades do laboratório. O lucro que o profissional deverá ter será pouco mais de 20%, uma vez considerado o investimento necessário em tecnologia necessária para esta atividade.
  • Muitos equipamentos devem ser comprados para que o laboratório funcione e o protético possa fabricar as próteses. O empreendedor terá que arcar com os custos adicionais para poder adquirir os equipamentos necessários mas o investimento trará o retorno esperado. Alguns desses equipamentos se tratam de eliminador de bolhas, motor de polimento, lupa de paia, recortador de gesso entre outros além da matéria-prima para iniciar os trabalhos.

800px Dental hygienist Como montar um laboratório de prótese dentáriaBarbaricino/Flickr

  • Para garantir a prestação de um serviço de qualidade no mercado, o profissional deve dominar a sua função para garantir boa competência técnica e, dessa forma, causar boa impressão e criar boa reputação já de início para atrair cada vez mais serviços e clientes. A isso se alia o lucro e mais investimentos em alta tecnologia para melhorar cada vez mais a eficiência e a qualidade do serviço prestado.
  • O local do laboratório deve ser de acordo a futuras expansões quando da necessidade de aquisição de novas unidades tecnológicas para atender os serviços que vão aumentar conforme a boa reputação do laboratório, além da contratação de mais profissionais para os serviços.
  • Tudo isso não será alcançado se não houver uma boa divulgação e se não houver a oferta de atrativos ao cliente. Qualquer meio de comunicação para divulgação é viável e descontos e facilidades de pagamento ajudarão e muito a atrair muitos clientes para o negócio do protético.
  • A contratação dos profissionais para atuar no laboratório devem exigir a formação adequada para a função para a boa execução dos serviços, para a realização de uma boa administração do negócio, podendo ser funcionários diretos ou terceirizados, conforme a melhor forma de investir em mão de obra profissional.
  • A legislação para a implantação do negócio também deve ser observada para garantir a autorização das autoridades para o seu funcionamento e realizar o pagamento dos encargos incidentes para esse processo de legalização dentro dos prazos estipulados pelas leis regentes para o negócio.

399130201 a741cf2cca Como montar um laboratório de prótese dentáriamedea_material/Flickr

Com tudo isso em planejamento, o empreendedor poderá ter a ideia da quantia necessária para o investimento geral e, assim, escolher a melhor forma para o início da criação de seu laboratório e a implantação dos serviços juntos aos profissionais da odontologia e da prestação das atividades protéticas no mercado.

Veja bem a melhor forma e o tamanho de seu investimento e boa sorte!

(Imagem Destaque:  Lee J Haywood /Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !