Como montar um projeto


projeto

Para se realizar uma atividade, independente de tamanho e/ou impacto, é necessário planejar e elaborar um projeto, para que se possa saber como a atividade será realizada e todos os seus outros detalhes relevantes. Este tutorial irá apresentar dicas de como montar um projeto para suas atividades e assim facilitar e organizar seu trabalho, veja como aprender.

6057048704 600913ffd6 z F550x450 Como montar um projetoNWABR / Flickr

Passo a passo

  • Primeiro realize a definição do projeto,isto é, sobre o que ele trata. Existem muitas modalidades de projeto, para ajudar anote as respostas para as seguintes questões:

a) Qual o nome do seu projeto?

b) É para criação de alguma coisa? se sim, o que?

c) É para alteração/manutenção de alguma coisa? se sim, o que?

d) Lida com alguma coisa abstrata(definição de processos, por exemplo) ou concreta (construção civil, por exemplo)?

e) Qual é o setor(ou pessoa) responsável pelo projeto? se for uma pessoa em especifíco escreva qual é a área dela.

Respondidas essas perguntas você agora já sabe do que será seu projeto, vamos em frente!

  • Agora você deve definir as etapas de realização do projeto, ou seja, o que deverá ser feito para a realização do projeto e em qual ordem. lembrando que há etapas que podem ser feitas simultaneamente para poupar tempo e recursos e outras dependem diretamente de etapas anteriores, enumerando as etapas necessárias e suas dependências lhe ajudará a formar um cronograma apropriado e a separar melhor as tarefas entre as áreas envolvidas.
  • Com a descrição e as etapas do projeto já definidas, é hora agora de definir a equipe responsável pelas etapas. Esta parte depende muito do tipo de projeto que você está organizando e da empresa em que você está. Tenha em mente que todas as etapas devem ter uma equipe/pessoa com as competências necessárias para a realização da mesma. Preste atenção ao fato de que não se deve sobrecarregar as equipes com muitas tarefas, caso contrário resultará em atrasos e stress para todos.
  • Monte um cronograma. Nesta parte é estritamente necessário um diálogo com todas as equipes responsáveis pelas etapas do projeto. Só com etapas bem definidas e explicadas as equipes responsáveis poderão calcular um prazo apropriado e assim realizar o projeto no menor tempo possível e com o menor custo possível. Tudo que foi definido até agora tem que estar coerente para que não haja confusões. Problemas em definições devem ser descobertos antes do desenvolvimento do projeto para que não ocorram muitos atrasos.
  • Esteja preparado para imprevistos. Por mais que tudo esteja perfeitamente planejado e haja uma sinergia entre as equipes, há sempre a probabilidade de alguma coisa não ocorrer conforme o planejado, esteja pronto para contornar esses problemas, tente prever o que pode dar errado em seu projeto ou o que poderá atrasá-lo e aponte quais as medidas que podem ser tomadas para que o impacto desses problemas seja minimizado. Uma boa sugestão é não ter prazos muito curtos, que podem prejudicar o andamento do projeto.

4902517280 08baaa152c z F550x450 Como montar um projetoSean MacEntee / Flickr

Com essas dicas básicas você já tem condições de começar a montar um plano de ação para seu projeto e assim conseguir sucesso em suas atividades, boa sorte em seus planejamentos!

(Imagem destaque: Sean MacEntee / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !