Como montar uma distribuidora


2442841957_1e8e6f73ae_b-F550x450

Distribuidora é uma empresa que faz a ponte entre o fabricante e os pequenos comerciantes, que geralmente não compram direto da fábrica, por que essas só vendem grandes quantidades. A empresa é responsável pela negociação e pela compra do fabricante, transporte, armazenagem, venda para os pequenos comerciantes e entrega.

6999582923 c401edc76a b F550x450 Como montar uma distribuidora

Via creativecommons

  • É bom que se entenda de logística ou contrate um funcionário com curso na área. Pois a agilidade, pontualidade na entrega e transação sem falhas são vitais para a sobrevivência de uma empresa distribuidora.
  • É preciso ter sempre como foco a vantagem do comerciante em comprar da sua empresa. O custo benefício para o pequeno comerciante tem que valer a pena, senão perde o cliente para outra empresa.
  • As distribuidoras ganham porcentagem na negociação, por isso quem tem o dom para negociar leva mais vantagem nesse negócio.
  • O primeiro passo para montar o seu negócio é escolher uma linha de produtos, que pode ser de água, cosméticos, alimentos, doces, revistas, medicamentos, gás, embalagem, informática,cerveja, etc.
  • Comece seu negócio, de preferência, atuando em um ramo onde sejam escassas as distribuidoras na região onde o abrirá. Isso te dará vantagem em relação à concorrência.
  • Tendo definido a linha de produtos, levante os fabricantes mais próximos, marque uma visita e vá conhecer e negociar com o departamento de vendas para poder estabelecer os preços que repassará para os seus clientes.

Quanto precisa investir?

É muito relativo. Biscoitos são bem mais baratos que botijão de gás, por exemplo. O ideal é comprar uma quantidade que consiga vender a curto prato e, como vai vender provavelmente a prazo, precisará ter um capital extra para girar o negócio até os recebimentos começarem a entrar. O que dá para fazer para não pesar muito o investimento inicial é visitar o fabricante e negociar o preço, dai você acrescenta os custos da sua empresa, margem de lucro e, sabendo o custo final, visite os comerciantes e tente vender antecipadamente. Nesse caso você só compra o que tiver vendido, até que o negócio se firme.

3622434925 b6965b893a b F550x450 Como montar uma distribuidora

Via creativecommons

Perfil do empresário de distribuidora

Precisa gostar e saber negociar/vender, além de entender de logística. Se não entender de logística, deverá contratar um profissional formado na área. Distribuidora que falha muito na entrega não sobrevive no meio.

Formalização da empresa

Quanto a formalização, se dá da mesma forma que as demais. Com o ponto negociado, nome da empresa definido, procure um escritório de contabilidade para dar entrada. Os passos seguintes serão orientados pelo contador.

Sugestão de Nomes

Nomes que lembrem agilidade e economia são os melhores para esse ramo de atividade. Sobrenome ou iniciais do(s) dono(s) também funcionam bem. Assim como o nome da cidade. Outra alternativa é fazer referência à linha de produtos que escolheu para distribuir, como:

  • Biscoitos da Sorte
  • Biscoitos da Nona
  • Água Pura
  • Água Cristalina
  • Água da Fonte
  • Distribuidora de Revistas Espalha Fatos
  • Distribuidora de Bebidas Festas & Cia

O foco, a persistência e a qualificação do dono e dos funcionários é o caminho para a empresa dar certo e gerar lucros. Mesmo assim, toda empresa precisa de pelo menos um ano para dar retorno. Esteja ciente disso e boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post