Como montar uma estamparia


6131903253_2959524519

Nos dias atuais o mercado de trabalho oferece muitas vagas, porém, em muitos casos, tais vagas não são preenchidas por falta de mão de obra qualificada, ou por não agradar ou atender as necessidades dos profissionais disponíveis. Enfim, para as pessoas que estão em busca alguma renda, mas ainda não estão preparadas para o mercado trabalho,uma boa opção é montar um pequena estamparia usando máquinas de transferência térmica, mais conhecidas como máquinas de transfer ou prensa térmica. Nesse setor de prestação de serviços, são muitas as opções e oportunidades para se obter uma renda extra ou mesmo fixa. Veja a seguir algumas dicas importantes para iniciar seu negócio nesta atividade.

Primeiros passos:

Antes de dar início à montagem de sua estamparia propriamente dita, você deve tomar algumas providências necessárias e importantes, veja quais na lista abaixo:

  • Liste os equipamentos: Faça uma lista de todos os equipamentos que irá precisar para iniciar as atividades, cuidado para não esquecer nada e, principalmente cuidado, com os excessos, pois toda atividade que esta iniciando deve contar com o mínimo de gastos possível. O ideal é que diversifique o seu fornecimento com o mínimo de equipamentos, lembre-se de nesses casos a criatividade é uma grande aliada.
  • Escolha o local: Procure um local onde irá instalar o seu negócio, esta é uma tarefa muito importante já que você deverá levar em consideração o custo benefício. Tenha em mente que poderá montar sua estamparia, dependendo do modelo, em um cômodo que está desocupado em sua residência, porém deve-se considerar o método que irá usar para anunciar seu trabalho, pois é fundamental fazer o cliente chegar até você.
  • Escolha os fornecedores. Construa uma lista dos principais fornecedores da matéria prima que irá precisar para execução dos trabalhos, isso é muito importante, pois sabendo onde encontrar tudo o que precisa, fica mais fácil agilizar o atendimento aos seus futuros clientes. Não se esqueça de levar em consideração os preços praticados por estes, o ideal é que faça uma pesquisa minuciosa até encontrar os que melhor atendem suas necessidades de preço, qualidade, agilidade e suporte técnico.
  • Adquira! Compre os equipamentos e uma quantidade mínima de matéria prima para produzir os primeiros trabalhos.
  • Divulgue. Todo negócio deve ter um plano de publicidade que deve ser colocado em prática mesmo antes do negócio estar propriamente em funcionamento. Você pode fazer alguns panfletos anunciando o lançamento próximo de seus produtos, explicando o que se trata e quais seus objetivos. Uma dica para economizar nesta parte é usar seu próprio computador para montar  o panfleto publicitário. Não se esqueça do boca a boca e da publicidade online.
  • Faça as contas.Veja o que você tem de dinheiro após investir nos itens acima, é preciso ter, pelo menos, o capital inicial para investimento, e um capital de giro para manter o negócio funcionando até que comece a render lucros.

Uma estamparia pode ser criada em vários padrões de estrutura e porte, porém a lista a seguir poderá e deverá ser adaptada às suas necessidades e capital disponível.

Lista de materiais:

  • 1 computador – (necessário) - Pode ser desktop ou notebook, não precisa ter uma configuração de última geração basta que consiga rodar um editor de imagens e vetores, como o Photoshop e o Corel Draw, além de conexão a internet.
  • 1 impressora sublimática – (necessário) - O ideal é que esta seja capaz de imprimir no formato A3.
  • 1 Versão do Photoshop (importante) - Este é um software de edição de imagens jpeg, bmp, entre outras, sendo um dos editores de fotos dos mais usados no mundo, porém se você não sabe usá-lo ou não conhece ninguém que possa ajudá-lo com isso, poderá ainda usar o software que geralmente acompanha a impressora, ou mesmo outro como Photoscape que é gratuito e  trás uma versão portable. No link a seguir você poderá fazer o download do Photoscape  gratuitamente.
  • 1 Versão do Corel Draw (importante) - Este é um software de edição de imagens vetorizadas, que ainda conta, em sua suíte de aplicativos, com várias ferramentas, incluindo o Photopaint que é um editor de fotos parecido com o Photoshop, entre outros. Como alternativa gratuita temos o Gimp, que pode ser baixado no link: http://www.baixaki.com.br/download/the-gimp.htm .
  • 1 Prensa térmica plana (necessário) -  Essa prensa é usada para transferência das imagens criadas por você, e que após impressas na impressora sublimática, serão transferidas para o tecido. Os preços, área útil e qualidade deste produto variam de fabricante para fabricante, portanto siga a regra proposta no início do artigo, faça uma boa pesquisa antes de adquirir o equipamento e veja qual melhor se adapta às suas necessidades.
  • 1 Prensa térmica cilíndrica (opcional) - Este equipamento tem o funcionamento parecido com o anterior, com a diferença de que é usado para transferir as imagens para substratos cilíndricos, como canecas por exemplo. Não chega a ser necessária a aquisição deste no início de suas atividades, mas se puder contar com ele seria uma forma de atingir uma fatia maior do mercado de estamparia.
  • Substratos/matéria prima (importante) - Estes substratos nada mais são do que papel para impressora jato de tinta, que será usado para imprimir as imagens a serem transferidas .

Estas são as informações básicas para você ter sua própria estamparia, é claro que isso é só para começar, com o tempo seu negócio irá crescer e irá precisar adquirir outros equipamentos que já estão a venda no mercado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post