Como montar uma fábrica de gelo


Ice_cube_Air_entrapment

Em um país tropical como o Brasil, é normal fazer muito calor. Por isso, sempre é necessário se utilizar de algum meio para fabricar gelos. Mas nem sempre é possível que as pessoas consigam produzir o próprio gelo para consumo, especialmente em festas e piqueniques. Assim surge uma oportunidade de negócio lucrativo. Essa possibilidade é montar uma fábrica de gelos. O investimento não é tão grande se considerarmos outros tipos de negócios industriais, e o lucro podem ser bastante atrativo. Sem contar que é muito mais simples o processo de produção, visto que a matéria-prima é a água. Se estiver pensando em investir numa fábrica de gelos, seguindo essas dicas poderá obter sucesso nessa tarefa.

Galpão de Tecnologia Como montar uma fábrica de geloDiego Lip/Wikimedia Commons

Materiais para a fábrica de gelo

  • Para o bom funcionamento de uma fábrica de gelo, é necessário que se adquira alguns equipamentos específicos para o trabalho, bem como que seja montado uma estrutura adequada para a função.
  • A boa notícia é que para se fabricar gelo, não há necessidade de grande galpões e espaços gigantescos. Isso pela facilidade da função.

Estrutura

  • Atendimento. Na área de atendimento, é necessário montar um espaço para o atendimento de rotinas, onde fica a secretária, espaço para vendas, recrutamento e seleção de funcionários e um escritório para atendimento individualizado, além de área para o financeiro. Essas salas podem ser pequenas, sem necessidade de grande estrutura para esse fim.
  • Chão de fábrica. Para a fabricação do gelo, propriamente dita, é necessário que seja dividida a fábrica por seção. Considere um espaço para fabricar barras de gelo, cubos de gelo, escamas de gelo, embalagem, armazenamento, carregamento, área para vestiário.

3920577961 ba0bce5641 Como montar uma fábrica de geloFotos Gov/Ba/Flickr

Equipamentos

  • Fabricação. Para fabricação de gelo é necessário os equipamentos de fabricação, os quais não passam de formas com sistema de congelamento rápido. O ideal é adquirir uma para cada tipo de gelo, sendo cubos, barras e escamas.
  • Congelamento. Para manter o gelo, é necessário que se monte uma câmara fria e ainda se adquira freezer e geladeiras próprias, com espaço específico para cada tipo de gelo.
  • Moedor. Para moer o gelo é preciso que a fábrica disponha de um triturador.
  • Fechamento. Para fechar os sacos com gelo, é preciso dispor de um selador.
  • Transporte. Embora o transporte possa ser terceirizado, é interessante adquirir um pequeno veículo baú câmera fria para facilitar os deslocamentos internos dentro da área da fábrica. Para fábrica, é importante adquirir carinhos ou tanques transportados por carinhos hidráulicos.
  • Outros materiais. Para agilizar o processo é interessante adquirir uma esteira que transporte o gelo da área da fábrica até a câmera fria. Além desses materiais serão precisos equipamentos para escritório, como computador, telefone, fax, impressoras, cadeiras e outros.

Legalização

  • Para legalizar a fábrica de gelo é necessário receber autorização da junta comercial do município, receita estadual e federal, obtenção do alvará, corpo de bombeiros, enquadramento na entidade sindical, vigilância sanitária normalmente adequada pela inspeção federal.
  • Legalização de acordo com as exigências sociais para recolhimento de benefícios sociais.

Matéria-prima e quadro funcional

800px Ice Glasses in Ice Hotel Como montar uma fábrica de geloStefan/Wikimedia Commons

  • A principal matéria-prima para fabricação de gelo é a água, mas essa água deve ser adequada às exigências de fabricação de acordo com as normativas vigentes. Por isso deve sempre ter um profissional com conhecimento nesse tipo de fábrica para assinar pelo trabalho.
  • No quadro funcional é necessário contar com funcionários para cada área da fábrica como chão de fábrica, embalagem e câmeras frias. Além disso deve contar com secretárias, auxiliar administrativo, contador entre outros da parte burocrática. Lembre-se que algumas dessas funções podem ser terceirizadas.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: Lusilier/Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !