Como montar uma livraria


4300641753_5f0aa948dc_b-F550x450

Livraria vende livros. Papelaria vende artigos escolares e de escritório. No Brasil há bem mais papelarias do que livrarias, embora tenha virado um hábito chamar toda loja que venda papéis e afins, de livraria. Se você pretende montar um negócio para lucrar o ano inteiro, ênfase no início do ano, quando a maioria das empresas está desesperada com a baixa nas vendas, abra uma papelaria.

4301392868 49b41ce180 b F550x450 Como montar uma livraria

Via creativecommons

Já se pretende abrir uma livraria, prepare-se para um desafio e tanto, pois o brasileiro não pratica a leitura como deveria. Talvez, por esta razão, aqui no Brasil haja a fusão dessas duas em uma única loja.

Perfil adequado

É imprescindível que você aprecie leitura para montar um negócio desse ramo. Precisará também ser um bom gestor, pois como livro é um produto que não faz parte das prioridades da maioria dos brasileiros, precisará ser bem criativo para fazer o negócio dar certo, dar lucro.

Investimento

É preciso também um capital considerável. Calculando por cima, uma loja pequena deve ter pelo menos 1000 unidades de livros, multiplique por R$ 25,00, que é uma média razoável, e terá um valor aproximado de investimento só em estoque. Além do estoque há de investir em mobília, abertura da empresa, capital de giro, contratações e todas as despesas de uma empresa.

Por onde começar

Tenho o perfil, sou bom gestor e tenho capital, e agora?

O ritual de abertura de empresa é padrão. Procure um escritório de contabilidade, que irá pedir uma série de documentos e dará as coordenadas dos passos a seguir, como fazer registro na junta comercial da sua cidade, entre outras. Enquanto a papelada fica pronta, selecione funcionários, contrate designer para criar uma logo, uma empresa para fazer a fachada do imóvel, que a essas alturas já deverá ter assinado o contrato.

Com a loja aberta

É hora de trabalhar a imagem da empresa. Ir atrás do seu público alvo e usar muito a criatividade para impulsionar o negócio.

Eventos

  • Organize, juntamente com algum promoter badalado e de boa reputação, um sarau na sua livraria, esses eventos bem feitos e bem divulgados atraem o público apreciador de livros.
  • Combine com algum autor, de preferência famoso ou um da cidade, para fazer uma tarde ou noite de autógrafos em seu estabelecimento.
    3830202539 0de454e70c b F550x450 Como montar uma livraria

    Via creativecommons

  • Patrocine eventos culturais da Fundação de Cultura do seu município ou de escolas.
  • Tenha uma coluna sobre literatura em um jornal ou revista da cidade. Tente uma parceria ou negocie o espaço.

Parcerias

  • Na semana do livro, que ocorre no mês de outubro, faça uma parceria com alguma escola da sua cidade, ou com todas, dando descontos especiais para alunos que apresentarem a carteirinha. Em troca da parceria, doe alguns livros para a biblioteca da escola.
  • Cadastre clientes em potencial, anotando na ficha, além de nome, telefone e email, o gênero literário que ele aprecia e mande email ou ligue sempre que chegar um livro no seu perfil. Ofereça para levar até onde ele está, para ter um diferencial e conquistá-lo de vez.
  • Faça parceria com o cinema do shopping. Quem comprar na sua livraria concorre ou ganha uma seção no cinema.
  • Negocie um valor mais baixo com o dono do cinema, para que não comprometa totalmente seu lucro no livro vendido.
  • Esses combos costumam fazer sucesso, mas não pode ser qualquer brinde, lembre-se de que seus clientes, na maioria, são cultos, têm o gosto mais refinado.
  • Crie o cartão fidelidade da sua livraria, para presentear os clientes mais fiéis. A cada dez livros comprados, por exemplo, que ele ganhe um. Para isso negocie com autores e fornecedores alguns livros a mais na sua compra, para não comprometer seu lucro.

Instalações

  • Garanta que sua loja seja acolhedora, quando os clientes não conseguem ficar a vontade, saem da loja sem comprar, mesmo que com essa intenção.
  • Uma prática adotada e que vem dando certo é criar um espaço aconchegante na loja para leitura. Você poderá vender café expresso, jornais periódicos da cidade e região, além de balas e afins.
    464775187 00624102c5 b F550x450 Como montar uma livraria

    Via creativecommons

  • Esses espaços chamados de ‘cafés’, costumam atrair os executivos, clientes de carteirinha de livrarias.
  • Monte em sua livraria uma biblioteca infantil. Enquanto os pais escolhem seus livros, os filhos ficam se divertindo na livraria.
  • Os pais sempre acabam levando um livro para o filho também.

E-books

Não desanime com a onda de e-books, muitas vezes distribuídos gratuitamente na internet. Quem é realmente apaixonado por leitura, prefere ter o seu livro, colecionar e expor em uma estante na sua casa ou escritório. O seu cliente principal está a salvo dessa onda de e-books.

Para finalizar e não menos importante:

Os atendentes da sua livraria precisam ser selecionados não só pela boa aparência, mas pelo seu nível cultural. Precisam gostar de livros para poder auxiliar melhor seus clientes.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !