Como montar uma peça teatral


A arte sempre esteve presente ocupando um papel fundamental na sociedade e na vida das pessoas. Um bom exemplo é o teatro, principalmente se remontarmos às suas origens. Esta apresentação artística surgiu na Grécia antiga e teve como marco, o fato de um “folião”, que na época dos festejos ao Deus do vinho, o deus Baco, também conhecido como Dionísio, de colocar uma máscara proferindo depois a sentença: “Eu sou Dionísio”. Esta atitude de interpretar um papel e ser um personagem, deu início a uma das mais antigas profissões do universo, a profissão de ator.

111 Como montar uma peça teatral

Vilanova i la Geltrú/Flickr

Toda a estrutura teatral, conforme conhecemos hoje, também é oriunda destes festivais em homenagem ao Baco. Como uma espécie de procissão, surgiu os Ditirambos, que nada mais eram que cantorias. O Ditirambo foi evoluindo com o passar dos anos, dando origem a coros, cenas, danças, e demais manifestações. Foi quando surgiu o diretor de coro, responsável por organizar todo o desenrolar destas manifestações e procissões dionisíacas. Tespis foi o primeiro diretor de coro na época, portanto, podemos dizer que o primeiro responsável pela organização do teatro grego, foi ele. Já os escritores de peças começaram a surgir e destacar-se no cenário, sendo que os mais importantes foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes no campo das tragédias gregas e Aristófanes na parte mais cômica do teatro, conhecida hoje como comédia.

112 Como montar uma peça teatral

Ihar Mahaniok/Flickr

Hoje o teatro é uma das mais nobres maneiras de expressão artística, movimenta um mercado sempre crescente e é muito utilizado como técnica pedagógica em faculdades e escolas, que lançam mão do teatro para desenvolver os aspectos cognitivos dos alunos, criação e produção textual e dramática, além de estimulá-los na assimilação de peças teatrais e outros tipos de textos. E você já pensou em montar uma peça de teatro? Não sabe como proceder e gostaria de algumas dicas? Confira a seguir, nosso passo a passo.

Passo a Passo

  1. Forme um grupo com pessoas que tenham aptidões técnicas e teorias sobre o assunto teatro. Se for ocaso, ofereça aos mais inexperientes, um roteiro sobre as origens e exemplos de peças teatrais pra que eles se familiarizem com a dramaturgia;
  2. Reúna o grupo para escolher a peça (anote sugestões) e se preferir, crie de maneira coletiva uma nova peça a ser encenada, ao invés de pegar uma já pronta;
  3. Defina o autor a ser trabalhado;
  4. Defina personagens e o papel de cada um dos integrantes do grupo;
  5. Faça o estudo de mesa (estudar unidade de ação do texto);
  6. Procure um diretor teatral, que pode ser até você mesmo, desde que entenda do assunto e conheça do riscado, com uma boa base de teoria e prática;
  7. Faça ensaios, encontros e trabalhe exercícios de expressão  corporal e vocal, bem como exercícios de  improvisação;
  8. Contrate um cenógrafo e iluminador e sonoplasta, no caso de uma peça mais sofisticada que inclua grandes cenários;
  9. Caso a apresentação seja num espaço mais alternativo, não precisa de  muita sofisticação. Neste caso, o menos é sempre mais.

Com estas dicas, sua apresentação e montagem teatral será um sucesso. Boa Sorte!

(Imagem destaque: BWChicago/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !