Como montar uma rádio


6812470791_bc75b37ab8_z-F550x450

Montar uma rádio não é uma tarefa difícil. Pode até parecer, pois a impressão é de um sistema sofisticado. Na verdade o sistema, realmente, é muito sofisticado. Mas já está feito. O único trabalho para quem tem interesse em montar uma Rádio é contratar os profissionais certos e, com certeza, terá sua rádio funcionando e sem problemas com a regulamentação da radiodifusão nacional. Quem regula o processo de liberação e abertura de rádios no Brasil é a Agência Nacional de Comunicação. No brasil, as duas técnicas de ondulação utilizadas para comercializar as rádios são AM e FM. Amplitude modulada (AM) e frequência modulada (FM).

385775534 edd761315c z F550x450 Como montar uma rádio

via flickr

Como começar:

  1. Contrate profissionais qualificados para colaborarem com a montagem de sua rádio. Um engenheiro em telecomunicação, um técnico em eletrônica. Esses profissionais serão responsáveis pela montagem e orientação. O primeiro ficará a par de toda a parte burocrática para a entrada do sinal e do conhecimento relacionado as ondas de rádio. O segundo será responsável pela montagem dos equipamentos na parte interna.
  2. Defina a abrangência que gostaria de atingir a partir de dados mostrados pelo o engenheiro de telecomunicação e da verba a ser investida. Cuidado para não invadir o sinal de alguma rádio que já esteja funcionando. A abrangência é medida em KM e o engenheiro de telecomunicação auferirá as frequências vazias do dial FM. Assim possibilitará que o sinal da futura rádio se expanda com mais facilidade, sem interferência de uma outra emissora próxima.
  3. Escolha uma frequência que contenha alguma distância das rádios locais. Perceba que na sua cidade normalmente existe uma rádio de 92.5, 100.3, 102.4, 104.9 e assim por diante. Não aproxime muito. Ex: se já existe uma rádio 92.5, não monte uma 92.7. Poderá haver interferência no sinal e ambos serem prejudicados.
    7556328380 cddb38df86 z F550x450 Como montar uma rádio

    via flickr

Equipamentos

Parte interna:

  • Uma mesa de som de boa qualidade (acima de 4 canais). Se possível, adquira duas mesas de som. Uma para ficar no estúdio de programas musicais e outro para noticiários e gravação de vinhetas. Caso a grana seja curta, uma já é suficiente, mas deverá instalar em algum ponto estratégico. A mesa poderá ser substituída por um mixer de dois canais.
  • Três a cinco microfones. Na verdade dois microfones de boa qualidade já são suficiente. Porém limita a parte de debates e sala de visitas.
  • Um computador com programas de qualidade instalados, especialmente os de edição de som, como Sondforge ou o Premiere.
  • Vários cabos transmissores para ligar aparelhos ao computador e mesa de som. Sempre tenha cabos reservas.
  • Logicamente que é necessário uma boa seleção de músicas. Quanto mais músicas disponíveis melhor.
Parte externa:
  • Uma transmissor de potência entre 10 e 100 watts.
  • Uma antena que deve ser instalada em algum lugar estratégico. De preferência que seja um ponto alto.
  • Um cabo de ligação entre o transmissor e antena. Quanto mais longe estiver a antena, maior será o cabo e consequentemente o gasto.
    4282861921 3350f2c6cc z F550x450 Como montar uma rádio

    via flickr

O sistema de transmissão funciona da seguinte maneira: da mesa ou do mixer sai um cabo que levará o som até o transmissor. O transmissor está interligado com a antena através de outro cabo. Sendo assim a mesa ou mixer está ligado na antena. Essa, por sua vez, propaga o som pelo ar na frequência escolhida. Pronto, a rádio está funcionado!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !