Como montar uma web tv


shutterstock_113661403

A internet se tornou algo mais que uma ferramenta de comunicação, sendo hoje em dia um grande agregado conhecimento, informações, interatividade e entretenimento. A forma de ver TV é um grande exemplo de tudo isso, através da tela do seu computador é possível assistir programas da grade a cabo a qualquer momento, sem precisar se manter refém dos horários das emissoras, como aconteceria na televisão convencional.

shutterstock 113338855 Como montar uma web tvExistem diversos sites que oferecem conteúdo pago ou gratuito no formato de Web TV. Quer saber como entrar nesse ramo e montar o seu próprio canal de tv online? Siga nossas dicas:

shutterstock 111473792 Como montar uma web tvComo montar Web TV – Passo a Passo

  1. Montar uma Web TV que transmita ao vivo requer melhores equipamentos que os exigidos para uma transmissão gravada, pois nesse caso seria possível utilizar serviços com menores taxas de upload. Tudo irá depender do quanto você quer investir e qual é a demanda de serviço. De início o serviço gratuito oferecido por alguns sites poderá atender bem à sua necessidade.
  2. Primeiramente será necessário buscar um plano streaming de Web TV, que irá vincular as imagens gravadas e manter a taxa de upload, mesmo quando o computador (servidor) estiver com a internet oscilando ou com taxa de upload muito baixa.
  3. Será necessário, ainda, um computador para funcionar como servidor, ele não precisa ser muito potente, mas é necessário uma configuração razoável para que não haja lentidão na transmissão. Já a internet utilizada precisa ser banda larga de alta qualidade, pois a taxa de upload precisa ser superior à qualidade de transmissão, somente dessa forma será possível manter uma transmissão ao vivo e limpa, sem qualquer tipo de lentidão.
  4. É importante que a máquina utilizada possua webcam integrada ou placa de captura.
  5. Procure um site de hospedagem para vídeos ou transmissões ao vivo. Lembre-se de que todos os planos de streaming possuem uma quantidade máxima de usuários que podem assistir à web TV, ou seja, caso for fechado um plano de 25 usuários, o vigésimo sexto não conseguirá assistir por falta de banda.
  6. Caso não tenha dinheiro para grandes investimentos no início, procure por serviços gratuitos como o Justin TV. Trata-se de um sistema bastante conhecido no qual você pode transmitir vídeos ao vivo, basta ter uma boa conexão com a internet. Entre no site e faça seu cadastro: http://pt.justin.tv/  para começar a transmitir ao vivo.
  7. Lembre-se de que no caso de transmissão de ações diretamente do computador não é necessário ter placa de captura,basta uma webcam.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !