Como não engordar muito na gravidez


p1

Enfim, você recebeu a notícia tão esperada do seu ginecologista, dando a notícia de que está grávida. Que ocasião maravilhosa, não é mesmo? Começam os preparativos para a chegada do bebê: enxoval, quarto, roupinhas, fraldas, nome, enfim, muitos assuntos a resolver! Mas lembre-se de não esquecer de você mesma, pois o mais importante para os filhos é que venham com saúde e, para isso acontecer, você tem de cuidar da sua também.

2 F550x45074 Como não engordar muito na gravidezPublicDomainPictures/Pixabay

Um dos problemas que mais incomodam as gestantes é a questão do peso. Para uma gestação normal, é recomendável que a  grávida ganhe entre 10 e 13 kg a mais do que estava pesando antes da gravidez. Mais do que isso pode representar riscos para você e seu bebê, como por exemplo, o desenvolvimento da diabetes gestacional; pressão alta (pré eclampsia); cansaço; o bebê pode nascer muito gordinho e ter problemas com obesidade quando crescer.

Uma pesquisa da revista científica Lancet analisou as gestações de mais de 500 mil mulheres. O resultado apurado foi de que aquelas que ganharam mais de 24 quilos quando estavam esperando apenas um bebê eram duas vezes mais propensas a dar à luz crianças com mais de 4 quilos.

Os riscos para o bebê podem começar desde os primeiros minutos de vida e se alongarem por alguns anos depois. A mão terá de ficar mais tempo no hospital quando a criança nascer e ainda terá de fazer um maior número de exames clínicos, além de um monitoramento da respiração e da atividade neurológica. É possível que a criança desenvolva maiores chances de sofrer problemas metabólicos e obesidade na primeira infância. Sabe-se que crianças obesas até os 2 anos de idade tem mais riscos de se tornarem adolescentes ou adultos obesos.

Cuidando do peso durante a gestação é possível ainda  evitar as temíveis estrias, pois com o ganho de peso muito acelerado a pele  forma fissuras, que ficam marcadas para sempre.

Confira algumas dicas para controlar o peso durante a gravidez:

Como não engordar muito na gravidez

Fazer loucuras como restringir alimentos com carboidratos, ficar contando  calorias ou dar uma de doida na academia para impedir que a balança avance é muito arriscado para você e seu bebê.

De fato, é provável que você chegue ao fim dos nove meses sem gorduras acumuladas. Mas em compensação, poderá estar com a imunidade baixa, músculos flácidos, ossos, cabelos e unhas enfraquecidos e, talvez, impossibilitada de passar por um parto normal e de amamentar.

O bebê também pode sair prejudicado se os excessos não forem evitados. Na gestação, ele cresce muito em um curto período e precisa da energia e dos nutrientes fornecidos pelo organismo da mãe. Se esse fornecimento falha, o bebê não alcança um bom peso gestacional e corre mais riscos de nascer prematuramente e de desenvolver problemas neurológicos e cardiovasculares.

O problema do baixo peso nos primeiros meses de vida aumentam os riscos de anemia e infecções na infância, gera restrições de peso e de altura e afeta o desenvolvimento cognitivo, levando a problemas de aprendizado e déficit de atenção.

3 F550x45075 Como não engordar muito na gravidezPublicDomainPictures/Pixabay

Dicas para não engordar muito

  • Faça várias e pequenas refeições durante o dia. Assim, você não fica muito tempo em jejum e não corre o risco de exagerar na comida pra compensar o atraso;
  • Escolha alimento ricos em fibras, (frutas, verduras e cereais integrais) que ajudam no funcionamento de seu intestino (não deixando você ficar inchada), além de dar maior sensação de saciedade;
  • Beba bastante água durante o dia;
  • Evite alimentos que contenham muita gordura, como creme de leite e alguns tipos de carnes vermelhas e embutidos;
  • Diminua o consumo de sal. Assim você previne o aumento da pressão arterial e os inchaços causados pela retenção de líquido;
  • Corte as frituras e empanados durante os nove meses. Esses alimentos só irão engordá-la, pois possuem um tipo de gordura que não é utilizada nem pelo seu organismo, nem pelo de seu bebê;
  • Prefira pratos coloridos, muita salada e legumes;
  • Nunca faça uma dieta sem acompanhamento profissional. Procure um nutricionista e um endocrinologista;
  • Caminhe. Não existe essa história de que gravida não pode fazer nada. Lógico, você não deve se esforçar muito, mas uma caminhada não faz mal a ninguém e ativa a circulação;
  • Essa história de que grávida tem de comer por dois também não existe. Você tem que comer o suficiente para você, de forma que possa oferecer nutrientes ao bebê;
  • Se você já sofria de excesso de peso antes da gravidez, deve redobrar as atenções com a balança;

Mamãe, lembre-se sempre que uma boa gestação é sinônimo de bebê saudável. E não tem benção maior do que uma criança com saúde para alegrar nossas vidas.

Boa sorte!

(Imagem destaque: PublicDomainPictures/Pixabay)

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Confira a série completa “Gravidez semana a semana”:

Gravidez semana a semana: primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana: segunda semana de gestação

Gravidez semana a semana: terceira semana de gestação

Gravidez semana a semana: quarta semana de gestação

Gravidez semana a semana: quinta semana de gestação

Gravidez semana a semana: sexta semana de gestação

Gravidez semana a semana: sétima semana de gestação

Gravidez semana a semana: oitava semana de gestação

Gravidez semana a semana: nona semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima segunda semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima terceira semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima quarta semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima quinta semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima sexta semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima oitava semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima nona semana de gestação

Gravidez semana a semana: vigésima semana de gestação

Gravidez semana a semana: vigésima primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana: vigésima terceira semana de gestação 

Gravidez semana a semana: vigésima quarta semana de gestação

Gravidez semana a semana: vigésima quinta semana de gestação 

Gravidez semana a semana: vigésima sexta semana de gestação 

Como eliminar maus hábitos alimentares

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !