Como não se apaixonar


334440914_2db1f42d8a

Para as pessoas que se apaixonam com facilidade, basta um simples sorriso, uma gentileza, um olhar ou uma atenção especial para que ela tenha a certeza de que finalmente encontrou o amor de sua vida. É um sentimento incontrolável que domina o apaixonado, e, pior de tudo, é que muitas vezes ele acaba se expondo e sendo alvo de piadas e comentários.

Se a “paixonite” ficar só como “amor platônico”, menos mal; mas, se houver envolvimento, o resultado é quase sempre desastroso, pois uma paixão arrebatadora irremediavelmente causa ferimentos: por uma grande rejeição, ou por um sentimento de decepção imenso.

Você é assim? Sabe como se blindar contra isso? Como se proteger de paixões sucessivas que nada trazem de bom para você, ao contrário, destroem sua autoestima e devastam os seus sentimentos? Se você quer um direcionamento e algumas dicas para não se apaixonar com tanta facilidade leia com atenção esse artigo. Quem sabe ele pode te ajudar?

Como não se apaixonar – Dicas

1. Ame-se acima de tudo e todos

A autoestima elevada não permitirá que você fique derretido com qualquer elogio ou sorriso, além do que, será muito mais seletivo.

6809954153 060e3f2671 Como não se apaixonar

Via Flickr

2. Tome cuidado extra ao mínimo sinal de alerta

Evite se abrir com aquela pessoa que você está muito interessado. Fuja de desabafos ou assuntos sobre sua vida pessoal e mantenha o foco, conversando apenas superficialidades.

3. Não crie expectativas

O fato de ter ficado mais do que uma vez com uma pessoa não significa o prenúncio de um relacionamento eterno.

4. Abra os olhos e enxergue a realidade

Todos se mostram muito melhores do que realmente são, por isso, tente observar detalhes negativos nas conversas, na maneira de se vestir, no estilo de vida da pessoa. Lembre-se: “nem tudo o que reluz é ouro”.

5. Ninguém é perfeito

Coloque esta frase na cabeça, de uma vez por todas.

6. Não acredite em palavras

Conscientize-se de que palavras bonitas todos podem dizer, por isso , não se deslumbre com elogios e juras de amor eterno. Mantenha seus pés no chão!

5150794551 b6781ef43f Como não se apaixonar

Via Flickr

7. Seja desconfiado!

Não acredite em historinhas tristes e em declarações e elogios exagerados. Saiba que pessoas com caráter e equilibradas não falam frases de efeito nem demonstram ser o que não são. Desconfie muito de frases do tipo:

  • Não sei o que está acontecendo comigo, pois nunca senti isso por ninguém.
  • Sofri muito com um relacionamento no passado, por isso me apeguei tanto com você.
  • Você se tornou, em pouco tempo, a pessoa mais importante da minha vida.
  • Te conheço há pouco tempo mas já senti que será pra sempre.
  • Sou casado mas minha esposa é doente há muitos anos.
  • Sou casado, mas não posso me separar por enquanto, por causa de meus filhos.
  • O que você está fazendo comigo?
  • Namorei por muito tempo mas acabou, pois ela (ele) me traiu, etc.
8. Evite momentos de sonhos e devaneios quando estiver frágil

Proteja-se para não dar vazão aos sentimentos:

  • Não ouça músicas românticas
  • Evite assistir filmes românticos.
  • Não leia histórias românticas demais, do tipo: “encontrou o príncipe encantado”
9. Fuja de contatos físicos perigosos

Abraços demorados, beijinhos caprichados, afagos no cabelo, olhares insinuantes… Tudo isso vai facilitar para que você se apaixone.

4616301734 a3e307a2d8 Como não se apaixonar

Via Flickr

Saiba ainda que:

  • Por incrível que pareça, os homens apaixonam-se à primeira vista mais rapidamente do que as mulheres, já que valorizam muito mais o contato sexual e a aparência.
  • O cérebro de quem está apaixonado libera substâncias que proporcionam prazer, e é quase a mesma sensação de se estar dopado. É por isso que, nesses períodos de paixão os problemas parecem não terem  importância.

Apaixonar-se ou não é uma decisão pessoal. Para conseguir não se apaixonar pela primeira pessoa que cruzar o seu caminho, você deve ter um autocontrole muito grande, uma autoestima elevada e um parâmetro de escolha alto. Não se contente com qualquer coisa e aprenda a observar. Mas, se mesmo assim você não conseguir  controlar seus sentimentos, procure ajuda de um psicólogo.

Boa sorte!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !